Aumento de 6,4% na produtividade faz safra bater recorde
Compartilhe
28 de Setembro de 2015 – 09h21 horas / Portal Brasil

A produtividade foi um dos principais fatores para a safra recorde de 209 milhões de toneladas de grãos em 2014/2015. A avaliação é da Secretaria de Política Agrícola (SPA), do Ministério da Agricultura. Segundo o estudo, o ciclo agrícola, encerrado recentemente, teve aumento de 6,4% no rendimento por hectare, em comparação com o período anterior (2013/2014), quando o percentual foi de 3,7%.
 

Enquanto a produtividade cresceu 6,4%, a área plantada aumentou 1,7%, passando de 57 milhões de hectares em 2014 para 58 milhões. Esse resultado mostra um padrão de expansão agrícola no qual o uso de novas tecnologias e conhecimento têm maior importância que o crescimento baseado no aumento de área.
 

As condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras também contribuíram para o desempenho da agricultura brasileira na temporada passada.
 

Oito estados apresentaram crescimento da produtividade acima da média brasileira: São Paulo (17,4%), Alagoas (14,9%), Rio Grande do Sul (14,2%), Rondônia (13,7%), Piauí (11%), Paraná (8,2%), Tocantins (6,8%) e Roraima (6,6%).
 

Na comparação da safra 2013/2014 com a de 2014/2015, a média de produtividade nacional passou de 3.393 kg por hectare para 3.609 kg por hectare. Ou seja, no ciclo encerrado recentemente o País colheu 216 kg a mais de grãos por hectare em relação ao período anterior.
 

“Se olharmos uma série longa de produtividade agrícola, verifica-se que durante muitos anos o País não conseguia sair da barreira de uma tonelada de grãos por hectare. Por meio de muito investimento em pesquisa e políticas agrícolas orientadas, conseguiu-se obter níveis elevados de produtividade”, destaca o coordenador-geral de Estudos e Análises da SPA, José Gasques.
 

Segundo Gasques, nos últimos anos, especialmente a partir de 1990, o Brasil passou de importador de alimentos a um importante exportador de grãos e carnes.
 

O estudo usou como base os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.