
Veja as características da gestão de um líder e de um chefe. E como elas impactam no clima organizacional de sua empresa
As discussões sobre a NR1, que passou a exigir a inclusão dos Riscos Psicossociais ao gerenciamento de risco das empresas, acenderam um alerta importante para as questões de assédio.
Grande parte da estafa no trabalho pode estar relacionada à questão da hierarquia e as atenções se voltam agora à programas preventivos de saúde e treinamentos para o desenvolvimento de lideranças.
Equipes bem lideradas são mais engajadas. Pesquisas também associam pessoas felizes a maior produtividade no trabalho.
Pensando nisso, quais seriam as principais características que uma pessoa à frente de um time deve ter para impactar positivamente o clima organizacional? Fomos ouvir especialistas a respeito.
As respostas obtidas tocaram no ponto que separa as características de um chefe para um verdadeiro líder. “Uma chefia, tradicionalmente, exerce autoridade formal, focando na supervisão e cumprimento de regras. Já um líder, inspira e influencia, promovendo colaboração”, descreve Sonia Maluf, coach e comunicóloga.
Para Carlos Serpeloni, especialista em programação neurolinguística e conferencista, o principal atributo de um líder é sobressair em qualquer situação. “Ele percebe a responsabilidade e assume o risco. Não fica em cima do muro. Tem amor por resultados, mas principalmente amor por pessoas”, responde. Quanto ao chefe, o especialista diz que esse perfil traz uma conotação de quem é capaz de amedrontar, impondo exclusivamente sua vontade.
“Manda quem pode, obedece quem tem juízo, essa geralmente é a forma do chefe comandar”, reconhece Marli Arruda, psicóloga organizacional, relembrando o velho ditado. Ela também considera o peso da palavra chefe. “Este jeito reflete paradigmas ultrapassados, com viés autoritário. Desconsidera a dimensão emocional do trabalho, acreditando que o ambiente corporativo não deve ser espaço para vulnerabilidades. É como se liderar fosse conduzir uma guerra”, pondera.
Arruda descreve uma mesma situação e como a reação se distingue entre essas duas formas de comando: chefia e liderança.
Imagine duas equipes de trabalho que precisam entregar um projeto em uma semana. O que o chefe faz? —“Ele chama a equipe, impõe o prazo, distribui tarefas sem escutar ninguém e cobra resultados diariamente com pressão. Quando algo dá errado, ele culpa o time e exige mais esforço. Os colaboradores se sentem tensos, inseguros e pouco motivados”, relata Arruda.
Enquanto isso, o líder reúne o time, explica os objetivos do projeto, ouve sugestões e divide as responsabilidades conforme as habilidades de cada um. Acompanha o progresso, oferece apoio, celebra pequenas conquistas e, diante de um erro, ajuda a encontrar soluções. “A equipe se sente engajada, respeitada e comprometida com o resultado”, diz a psicóloga.
O segredo está no comportamento
Serpeloni destaca que o líder faz outros líderes, ou seja, prepara outras pessoas para ficar no lugar dele. “O comportamento dele é de vanguarda. O primeiro a chegar, o último a sair. Age de forma tão exemplar que consegue transformar um grupo de pessoas em uma equipe. Julga com respeito, e não expõe o comandado”, destaca.
Segundo Maluf, um líder deve focar em comunicação transparente, reconhecer e valorizar o trabalho dos seus liderados. “Além disso, ele delega responsabilidades, e gerencia conflitos de forma justa, consequentemente, o resultado é uma equipe mais unida e comprometida com os resultados da empresa”.
“É alguém que antes de emitir julgamentos ou tomar decisões, busca compreender o contexto com escuta atenta e análise ponderada, consciente de que sua conduta reverbera fortemente sobre as pessoas que lidera”, afirma Arruda, falando que o líder deve apresentar coerência entre suas palavras e ações.
Uma opinião em comum de todos os especialistas é que o chefe pode virar um líder, se estudar, se preparar e fizer treinamentos. “Todos os líderes são chefes e todos os chefes podem ser líderes, e uma das características de um bom líder é aprender sempre”, observa o programador neurolinguístico.
Cada um dos especialistas consultados ministra cursos no SETCESP relacionados ao desenvolvimento de liderança. Serpeloni realiza o treinamento ‘Liderança de Alta Performance’ e ‘Alta liderança, perigos e oportunidades’. Maluf leciona o treinamento ‘Liderança estratégica para gerentes, coordenadores e supervisores’. Já Arruda é a responsável pelo curso ‘Engaje equipes com as melhores estratégias de gestão de pessoas’.
Para mais informações sobre cursos que ensinam a como transformar um chefe em um verdadeiro líder, fale com a Regiane Amaral peloWhatsApp (11) 2632-1000 ou e-mail treinamento@setcesp.org.br .
Ou acesse e matricule-se direto pelo site. Aproveite e confira a agenda de curso!
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