Apenas 1,5% dos caminhoneiros do país estão envolvidos com roubo de cargas
Compartilhe
14 de Fevereiro de 2018 – 17h25 horas / SETCESP

No último domingo (11/02), foi ao ar no programa Fantástico, da Rede Globo, uma reportagem sobre roubo de cargas nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.  A quadrilha investigada em questão contava com a participação de motoristas em suas ações.

 

Porém, vale destacar que existem no Brasil mais de 3 milhões de caminhoneiros ativos na profissão e que esse tipo de crime conta com apenas 1,5% da participação de motoristas. Assim como destaca o Cel. Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança do SETCESP, também entrevistado pela reportagem.

 

“Segundo nosso levantamento estatístico tivemos, em 2016, um total de 25.563 roubos de cargas no país, o que equivale a uma média de 70 casos por dia. Segundo dados oficiais da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, rodam 1.800.000 veículos por dia no país. Se admitirmos a participação do motorista em todos os roubos, o que sabemos que não é verdade, teríamos apenas 3 operações em cada 1.000 ocorrências nas quais o motorista estaria envolvido com o roubo de carga. Porém, considerando dados divulgados que apontam de envolvimento dos motoristas em 60% dos casos, teríamos a participação de somente 02 motoristas para cada 1.000 que estão trabalhando. Apesar de ser um baixo número, a situação deve servir de alerta para que as transportadoras aprimorem seus processos de gerenciamento de riscos, controle e treinamento de profissionais”, esclarece Souza.

 

Para conferir a matéria exibida pelo programa Fantástico, clique aqui.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.