Volume do transporte de cargas no país está quase 40% acima do pré-pandemia, diz IBGE
Compartilhe

No mês de agosto, a atividade cresceu 0,6% ante julho, quarto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 2,4%, informou o instituto.

O volume do transporte de cargas no país está quase 40% acima do patamar pré-pandemia, mostram os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês de agosto, a atividade cresceu 0,6% ante julho. Foi o quarto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 2,4%. O movimento é influenciado positivamente pelo bom desempenho da agricultura em 2025, segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. Nesse contexto, há aumento do transporte de insumos, como fertilizantes, e também escoamento da produção.

O patamar da atividade é 38,7% superior ao de fevereiro de 2020, mas está 4% abaixo de julho de 2023, que é o patamar recorde da série histórica da pesquisa.

O transporte de passageiros, por sua vez, subiu 0,3% em agosto, ante o mês anterior, após recuo de 2,2% em julho. Na comparação com o patamar pré-pandemia, o nível é 9,9% superior. O patamar, no entanto, está 15,6% inferior ao de fevereiro de 2014, que é o ponto mais alto da série histórica da pesquisa.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.