Compartilhe
14 de Fevereiro de 2018 – 17h30 horas / NTC&logística

A NTC&Logística, representada pela diretora da área internacional, Sônia Rotondo, participou da reunião convocada pela ANTT com a Delegação da Direção Nacional de Transporte (DINATRAN) do Paraguai, ocorrida em Brasília.

 

O motivo do encontro era a exportação, inicialmente de soja, pelo porto de Concepción, utilizando o conjunto de veículos Bitrem (57t, 7e, 6×2, 19,80m), amplamente utilizado no transporte de grãos.

 

Em território paraguaio, naquele momento, estava acontecendo uma paralisação de transportadores que dentre suas reivindicações constava a não utilização de bitrem. Eles não aceitavam o ingresso esse tipo de veículo em seu território, uma vez que no Paraguai não os tem. 

 

Alguns anos atrás, o governo paraguaio havia editado uma norma possibilitando o transporte interno por meio de bitrem, que não prosperou. Assim, o projeto inicial dos transportadores brasileiros em prestar o serviço de transporte com esse equipamento não será possível, pelo menos pelo período de um ano.

 

Sabe-se que no próximo dia 20/02 será inaugurado o porto de Concepción e a proposta era transportar a soja, ou outros produtos, por aquele Porto, que conta com barcaças para 32.000t e com estacionamento inicial para 120 caminhões.

 

Mediante ao caos criado pelo movimento grevista, o governo paraguaio suspendeu por um ano a norma que permitia o bitrem e, nesse período, conforme o Memorando extraído da reunião em questão, ficou acordado a criação de um Grupo Interinstitucional de Trabalho, com a participação de representantes dos dois governos, mais o setor privado, que terá por objetivo estudar a implantação do Corredor pelo Porto de Concepción.

 

A NTC&Logistica manifestou que o transporte internacional é regulado pelo ATIT e qualquer acordo deverá levar em conta essas regras.

 

Um ponto que deve ser levado em consideração é a possibilidade de evoluir na criação de corredores voltados ao comercio exterior. Sendo o Paraguai um país de trânsito para a concepção de corredor bioceânico, algumas experiências já amplamente desenvolvidas em outros continentes poderão nortear todas as tratativas de operação e dos demais organismos intervenientes nesse processo.

 

Não se pode, também, ignorar os benefícios de utilização de novos equipamentos, bem como sistemas de comércio exterior mais céleres e perfeitamente integrados. Há estudos de custo x benefício de veículos com características distintas da frota convencional utilizada na maioria dos países sul-americanos.

 

“Oxalá essa seja uma oportunidade de começarmos a traçar e concretizar novos projetos, afinal todos ganharão com um transporte mais rápido, produtivo e economicamente sustentável tendo o meio ambiente menos agredido”, comenta Sonia.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.