Anfavea desvia de projeção negativa
Compartilhe
05 de Setembro de 2014 – 05h23 horas / Automotive Business

Após o sexto mês seguido de queda nas vendas no mercado brasileiro, os fabricantes de veículos reunidos na Anfavea fizeram coro com os concessionários e importadores, que no início da semana já haviam demonstrado surpresa com o mau desempenho em agosto, mês que para muitos deveria marcar o início da recuperação dos negócios. “Ficou abaixo de nossa expectativa”, disse o presidente da associação, Luiz Moan, em reunião com jornalistas na quinta-feira, 4. Mesmo assim, o dirigente evita o tom negativo e manteve inalterada a projeção da entidade, que prevê para este ano declínio de 5,4% nos emplacamentos deste ano em comparação com 2013, para 3,56 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

De janeiro a agosto, com 2,23 milhões de emplacamentos de veículos novos, a retração já alcança 9,7%. Portanto, para atingir a projeção da Anfavea seria necessário vender 1,33 milhão de unidades nos quatro meses restantes para o fim de 2014, uma média de 332,5 mil por mês. Este resultado mensal não foi atingido nenhuma vez este ano e, em 2013, foram apenas três meses com desempenho superior a 330 mil unidades. Portanto, a estimativa da associação dos fabricantes parece cada vez mais distante da realidade. Mesmo que seja mantida média em torno de 300 mil/mês, o ano fecharia com recuo de 9% a 10%.

 

“Sabemos que é um desafio grande (atingir a projeção de 3,56 milhões de veículos)”, admite Moan. “Não vamos ficar mudando as previsões a cada mês. Eventualmente faremos isso em novembro. Preferimos esperar para ver a reação dos consumidores em relação à maior oferta de crédito que deve começar a ocorrer apenas agora”, enfatizou, referindo-se às medidas de redução de depósitos compulsórios e de provisões de risco anunciadas pelo Banco Central no fim de agosto para irrigar o mercado de financiamento de carros (leia aqui). “Mas ainda falta uma medida, a que premia os bons pagadores, que aguardamos que seja enviada em breve ao Congresso”, lembrou, em relação à simplificação da retomada pelas instituições financeiras de veículos com prestações em atraso.

 

Nesse cenário que pode trazer alguma recuperação para o fraco desempenho deste ano, Moan quer evitar a influência causada por projeções negativas. Ele cita como exemplo as estimativas para o PIB brasileiro que, segundo levantamento do BC na pesquisa Focus, há cerca de um ano apontavam para crescimento acima de 3% em 2014 e, desde então, vêm caindo para atingir menos de 1% na última apuração de agosto. “Todos passaram a ter percepções ruins e quando isso acontece essas expectativas vão derrubando o mercado”, avalia.

 

Moan prefere jogar as expectativas mais adiante: “Nosso setor tem convicção que o potencial do País é muito grande, por isso estamos investindo em fábricas e produtos”, disse, referindo-se aos mais de R$ 75 bilhões em investimentos prometidos pelos fabricantes de veículos até 2018, segundo cálculos da Anfavea.

 

SINAIS DE MELHORA

 

O inesperado mau desempenho de agosto – que com 272,5 mil veículos emplacados ficou 7,6% abaixo do resultado de julho e foi 17,2% inferior ao mesmo mês de 2013 – foi explicado por Moan baseado em três razões: os dois dias úteis a menos em relação a julho, as restrições de crédito (que só teve reação na última semana de agosto após as medidas do BC) e fatores externos ao setor, com a reversão de expectativas econômicas e insegurança do momento político-eleitoral. Mas o dirigente avalia que já começa a aparecer no horizonte alguns sinais de recuperação.

 

“Já é possível ver que o desempenho é melhor neste segundo semestre do que no primeiro”, disse. Ele aponta que a média de vendas em julho e agosto está em 283,6 mil unidades/mês, número 2,3% superior à média mensal do primeiro semestre, de 277,2 mil.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.