Actros leva Mercedes-Benz a um novo patamar de serviços e conectividade
Compartilhe

Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o Novo Actros leva a Mercedes-Benz a um novo patamar de serviços e conectividade. O inédito portfólio de soluções que chega ao mercado juntamente com esse lançamento da marca se destaca por inovações exclusivas para o segmento de caminhões, como o Mercedes-Benz Uptime, o sistema de logística Habbl, os serviços e consultoria do Total Mobility e aplicativos que ajudam o motorista no seu dia a dia.

“O Novo Actros não existe sem serviços e conectividade”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A partir de diversas tecnologias conectadas e interativas, inovamos os nossos serviços para ampliar o apoio e a assistência aos clientes na gestão de sua frota, na logística e nas ações de manutenção”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nosso amplo portfólio de Peças e Serviços ganha assim novos serviços em total sintonia com a evolução do mercado, que aproveita cada vez mais o potencial do mundo digital. É o caminhão inteligente na palma da mão, com serviços pelo celular e no painel digital pelo espelhamento de celular”.

Mercedes-Benz Uptime aumenta a disponibilidade do caminhão

Este inovador serviço que a Mercedes-Benz traz para o Brasil, exclusivo para o Novo Actros, reúne ações preditivas que monitoram continuamente vários módulos e indicadores do caminhão, fazem a gestão da manutenção e evitam paradas não programadas do veículo. Isso aumenta a disponibilidade da frota do cliente, além de melhorar a assertividade e a qualidade do serviço prestado pelos concessionários. Para isso, o MB Uptime utiliza ferramentas dos Planos de Manutenção e do sistema de gestão de frota Fleetboard. A prestação de serviço e a interação com os motoristas e os gestores de frota ficam a cargo da Central de Relacionamento com o Cliente e dos concessionários Mercedes-Benz.

Para ampliar o tempo de disponibilidade do caminhão, o MB Uptime busca evitar panes, gerenciar de forma eficiente os trabalhos de manutenção e reparos e dar suporte, em tempo real, para as revisões dos veículos dos clientes. O Uptime verifica continuamente os sistemas do caminhão e reporta, automaticamente, qualquer necessidade.

A capacidade de evitar avarias do veículo, garantir a pontualidade absoluta das entregas e planejar o trabalho de manutenção é essencial para a empresa de transporte. Essa solução da Mercedes-Benz traz mais rapidez e mais efetividade nos fluxos de informações, apoiando o motorista e o gestor da frota a tomarem a decisão mais acertada quanto à solução de problemas, para que o caminhão volte rapidamente à atividade de transporte, gerando resultado e rentabilidade.

Todas as informações de logística numa só plataforma digital

Novidade exclusiva trazida pela Mercedes-Benz ao Brasil, o sistema Habbl (lê-se Hábil) é uma plataforma digital que oferece uma visão geral de todos os processos de logística e transporte. Essa tecnologia permite que o gestor gerencie os dados e, acima de tudo, se comunique com todos os participantes do processo. Assim, o profissional de logística tem tudo à vista no sistema, o motorista sabe para onde ir e o destinatário sabe quando sua mercadoria vai ser entregue.

Esse sistema torna as diversas fases da logística mais eficiente, além de aperfeiçoar os fluxos de trânsito, reduzir o volume de tráfego e acelerar os procedimentos de transporte.

A partir de um portal na Internet e de um aplicativo de celular, o Habbl oferece uma ampla gama de informações sobre toda a cadeia de suprimentos. Os benefícios da ferramenta incluem controle preciso ao longo de todas as tarefas envolvidas nas viagens, bem como uma visão exata dos veículos, incluindo sua atual posição, rotas agendadas e arquivo dos trajetos. Isso elimina a necessidade de se trabalhar com aplicativos de fluxo de trabalho complexos ou com muitas páginas de papel.

O Habbl envia notificações sobre a situação para um grupo previamente definido de destinatários e a transportadora sempre sabe onde cada caminhão está em cada momento, bem como se e quando um caminhão está atrasado. Os transportadores veem todos os dados exibidos num painel e podem usar as informações para replanejar e reagendar viagens a fim de economizar custos.

Total Mobility ajuda o frotista na gestão da frota

Diferencial da Mercedes-Benz amplamente reconhecido no País, o Serviço Dedicado Conectado – que engloba os Planos de Manutenção, Telemetria FleetBoard e Oficina Dedicada nas instalações das empresas – passa a oferecer ao cliente a presença de um consultor externo para ajudá-lo na gestão da frota. Este conceito novo, o Total Mobility, chega ao mercado junto com o Novo Actros.

“O lançamento do inédito e exclusivo Total Mobility, a partir de 2020, amplia ainda mais as opções para o cliente escolher os serviços mais adequados às suas demandas, podendo optar por todo o pacote ou parte dele”, afirma Leoncini. “Seja qual for a sua necessidade, ele tem a solução completa dentro da nossa marca, ganhando qualidade e confiabilidade na gestão e na disponibilidade da sua frota”.

O consultor externo trabalha com foco em indicadores de manutenção, como Quebra por km, Quilometragem Média Rodada entre Falhas ou Avarias, Custo por km, Disponibilidade da Frota, Desempenho de Consumo, Nota do Motorista x Tipo de Operação, Disponibilidade de Peças e Principais Itens de Desgaste.

Estes indicadores são os principais pilares para uma gestão eficiente de manutenção de frota. Sendo assim, o objetivo do consultor é vivenciar a realidade da manutenção do cliente e desenvolver em conjunto as análises críticas dos indicadores. Os relatórios customizados sugerem melhorias para cada indicador.

Com o Serviço Dedicado Conectado, a marca oferece o suporte corretivo e preventivo dos Planos de Manutenção, os diagnósticos precisos da Telemetria Fleetboard e a conveniência da prestação de serviços na oficina do cliente. A soma dessas vantagens resulta em maior disponibilidade dos veículos para o trabalho, gerando resultados e a rentabilidade desejada pelo cliente, com a qualidade e a confiabilidade típicas da marca.

“A Mercedes-Benz tem 75 oficinas dedicadas em clientes de setores como cana-de-açúcar, minério, madeira, transporte rodoviário de carga e outros”, informa Roberto Leoncini. “Contando com os 180 pontos de atendimento da Rede de Concessionários, nossa marca oferece assim serviços especializados em 255 endereços em todo o País”.

Aplicativos inéditos para o dia a dia do motorista

Juntamente com a chegada do Novo Actros, a Mercedes-Benz irá lançar aplicativos inéditos para o dia a dia do motorista. “Nós somos a única fabricante de caminhões a entregar aplicativos para motoristas e frotistas”, diz Leoncini. “Todos os aplicativos auxiliam na rotina do motorista, mas de uma forma prática e interativa”.

App Liga nas Estradas – Avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir. De forma dinâmica e lúdica, o App cria uma espécie de “liga dos campeões” entre os motoristas, com um ranking de desempenho. O App também envia dicas de condução econômica e segura visando a melhoria contínua. Assim, o frotista consegue identificar rapidamente os motoristas que precisam de treinamento, com benefícios à especialização dos profissionais de sua equipe.

App Jornada do Motorista – Faz a gestão do dia a dia do condutor do caminhão, mostrando, por exemplo, quanto tempo ele ainda pode rodar e o tempo necessário de descanso, o que o auxilia a cumprir as normas da Lei do Motorista.

App Vehicle Lens – Check-list online completo do veículo antes de passar o caminhão de motorista para motorista. Acelera o processo de verificação, normalmente feito numa prancheta, otimizando o uso do caminhão, que rapidamente pode voltar ao trabalho.

App Mercedes Club – A partir de 2020, essa plataforma de relacionamento estará disponível também por meio de um aplicativo exclusivo, disponível para iOS e Android. Assim, os participantes ganham mais facilidade e agilidade para fazer agendamento de serviço de acordo com sua conveniência e programar serviço expresso pelo App. Além disso, poderá consultar pontos, acompanhar de perto os benefícios e as promoções, verificar novas parcerias, buscar informações e tirar dúvidas junto à Central de Relacionamento com o Cliente no que se refere a produtos, assistência técnica, garantia, peças e concessionários mais próximos, além de outras funcionalidades.


voltar