Profissionalização é palavra-chave atualmente no setor de Transporte Rodoviário de Cargas que passou, nos últimos anos, por muitas mudanças. E não poderia ser diferente já que hoje o mercado exige cada vez mais capacitação dos profissionais, diferente de décadas passadas quando o dono do caminhão aprendia a administrar seus negócios conforme as demandas apareciam.
Por isso, investir na capacitação técnica das pessoas, em tecnologia, sistemas de controle, metodologias de gestão avançadas alinhadas a tendências mundiais como inovação e sustentabilidade é fundamental para que as transportadoras se tornem mais competitivas e produtivas.
E realizar essa capacitação vem se tornando cada vez mais acessível, o Sest (Serviço Social do Transporte) e o Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), por exemplo, estão expandindo sua capacidade de atendimento e passarão a ter, nos próximos dois anos, 203 unidades em todo o país oferecendo formação e qualificação para os profissionais do transporte.
O SETCESP, também sempre atento as necessidades do setor, oferece na ULT – Universidade Corporativa de Logística e Transporte, desde 2010, o curso de Especialização em Gestão de Transporte e Logística, formação de 280 horas com certificação e professores especialistas no setor. Além de diversos outros cursos de formação e extensão promovidos pelo seu Núcleo de Treinamento.
Por mais que as empresas de transporte invistam nos melhores sistemas, nos mais modernos caminhões e na mais alta tecnologia, ainda assim, quem faz a operação acontecer são as pessoas, por isso, profissionalização é a bola da vez.
voltar