Compartilhe
03 de Agosto de 2018 – 15h19 horas / SETCESP

A segunda edição de 2018 do CONET&Intersindical – Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado aconteceu nos dias 2 e 3 em Vitória/ES. Realizado todos os anos pela NTC&Logística, o evento reúne empresários, executivos, líderes e representantes do TRC para discutir sobre as principais pautas do setor.

 

Diante do instável cenário em que se encontra o transporte rodoviário de cargas no Brasil, com os reajustes do diesel e a Tabela de Frete Mínimo da ANTT, o encontro se faz extremamente necessário para que todos os empresários tomem consciência sobre os reais custos das operações do setor e, assim, possam estar em sintonia com suas tarifas.

 

A pesquisa apresentada no CONET demonstrou uma defasagem média do frete de 17,22%, sendo de 9,61% nas operações com cargas fracionadas e de 19,33% nas com cargas lotações. Dados que servem de embasamento para os reajustes das tarifas.

 

Outro dado preocupante foi a não cobrança de outros componentes tarifários, como o frete-valor e o GRIS. Além da remuneração abaixo do referencial para os custos que cobrem as despesas adicionais com as operações nas regiões onde há alto índice de roubo de carga.

 

O CONET deixa ainda mais explícito a urgência da recomposição das tarifas e da unificação de ações no combate ao roubo de cargas. Assim como o alinhamento entre as lideranças e a interlocução com o Poder Público para providências de fomento ao setor em nível nacional.


voltar