A palavra “celebrar” tem sua origem no latim e que significa “honrar um dia ou uma ocasião com uma festividade apropriada”. A palavra “comemorar” tem também sua origem no latim e quer dizer “trazer à lembrança”.
Desde os mais primitivos, os seres humanos sempre celebraram fatos e datas e sempre comemoraram intensamente suas conquistas e vitórias.
Assim, do ponto de vista antropológico, celebrar e comemorar é fundamental para a vida em sociedade pois cria o engajamento das pessoas e eleva a autoestima do grupo.
Basta vermos como todas as religiões dão extrema importância às festas, celebrações e comemorações. Os calendários litúrgicos são recheados de festas e comemorações e as celebrações são sempre requintadas com uma rica liturgia para comunicar aos fiéis a importância daquilo que se comemora.
O que me chama a atenção é que a empresa brasileira tem dificuldade em celebrar e comemorar suas conquistas, suas datas principais, novos contratos, novos clientes, novos produtos e serviços.
Celebrar e comemorar nas empresas é mais importante do que se imagina.
Essas ocasiões ajudam a fortalecer o senso de comunidade entre os colaboradores, criando um ambiente de trabalho mais unido e colaborativo.
Além disso, comemorações também servem como uma forma de reconhecimento pelo trabalho bem feito, proporcionando uma oportunidade para os gestores mostrarem sua gratidão e apreciação pelos esforços da equipe.
E as celebrações ajuda a melhorar a motivação e o engajamento dos colaboradores, o que pode levar a um aumento da produtividade e da satisfação no trabalho.
Sem celebrar, muitas conquistas da empresa passam batido, não são fixadas na memória dos colaboradores e da própria comunidade onde está inserida. Empresas de sucesso celebram muito, comemoram muito. Elas sabem que celebrar e comemorar é um dos melhores investimentos.
Pense nisso. Sucesso!
voltar