A ansiedade de terminar logo uma tarefa
Compartilhe

Luiz Marins

Conheço pessoas e profissionais que não conseguem controlar a sua ansiedade, principalmente quando têm muitas tarefas para fazer.

Sem controlar a ansiedade elas querem terminar logo o que estão fazendo para passar para a próxima tarefa, com a ilusão de que possam terminar tudo o que têm para fazer e ficarem livres. Elas, na verdade, querem se livrar o mais rapidamente possível de qualquer tarefa.

Muitas dessas pessoas se gabam de ser velozes, de fazer tudo com muita rapidez.

Ocorre que com esse ativismo e pressa, elas não prestam a devida atenção ao que estão fazendo e cometem erros, muitas vezes bobos, que poderiam ser evitados com um pouco mais de calma e atenção.

Esse comportamento de fazer tudo rápido e várias coisas ao mesmo tempo, quase sempre leva à imperfeição e trará retrabalho. O tempo que a pessoa imaginava ganhar, acaba sendo mais perdido do que ganho, porque ela terá que refazer o que fez sem cuidado e atenção.

É claro que não estou advogando que uma pessoa seja lenta e vagarosa na execução de suas tarefas. Mas de pouco adianta fazer tudo com exagerada pressa e ansiedade cometendo erros a todo momento.

Tenho notado essa ansiedade, principalmente nas pessoas mais jovens, que desejam deixar logo o local de trabalho e ficam olhando no relógio o tempo todo querendo que o tempo passe mais rápido para irem embora e fazer outras coisas.

Essas pessoas não conseguem se concentrar no que estão fazendo, por pura ansiedade. E pessoas assim não têm esse comportamento só em relação ao trabalho profissional. Elas são assim como mães, pais, esposas, maridos, estudantes e até em relação a amigos.

Conheço pessoas que no próprio trabalho doméstico apresentam uma enorme ansiedade em terminar logo o que estejam fazendo e assim não conseguem sentir prazer algum numa refeição ou em qualquer coisa que façam. Tudo é feito com uma ansiosa correria.

Essas pessoas mal conseguem dormir, relaxar e descansar, pois se deitam já pensando em acordar e partir para mais um dia de ansiedade, sofrimento e culpa pelos erros que sempre cometerão pela sua falta de atenção e serenidade.

E você?

Pense nisso. Sucesso!

PENSE NISSO:

  • Dominar a ansiedade é fundamental para a sua felicidade e para o seu sucesso pessoal e profissional. Pessoas ansiosas são mal avaliadas por colegas e superiores e até por subordinados;
  • Dê mais atenção a tudo o que estiver fazendo e busque sempre a perfeição em tudo o que fizer. Isso aumentará sua autoestima e a sua motivação para trabalhar;
  • Procure conhecer algumas técnicas de relaxamento que poderão ajudar você a dominar melhor a sua ansiedade.

voltar