67% das empresas brasileiras consideram IA uma prioridade, diz pesquisa
Compartilhe

A inteligência artificial (IA) vem deixando de ser uma promessa futurista para se tornar peça-chave na estratégia das empresas brasileiras. De acordo com a 4ª edição da pesquisa da Bain & Company sobre adoção da IA generativa, 67% das companhias no Brasil já consideram a tecnologia uma das cinco maiores prioridades estratégicas para 2025. Mais do que isso: para 17% delas, a IA é hoje o foco principal dos investimentos.

O levantamento mostra que o uso da IA generativa está crescendo de forma consistente. Em 2024, 12% das empresas brasileiras tinham ao menos um caso de uso baseado em inteligência artificial. Hoje, esse número já chega a 25%, sinalizando um avanço acelerado da tecnologia nos negócios.

Os resultados começam a aparecer: companhias que adotaram a IA generativa reportaram aumento médio de 14% na produtividade e crescimento de 9% nos resultados financeiros.

“Estamos diante de uma transformação profunda. A IA generativa vai além de uma inovação tecnológica; ela redefine modelos operacionais, impulsiona ganhos de eficiência e cria novas possibilidades de crescimento”, destaca Lucas Brossi, sócio da Bain & Company. Segundo ele, os modelos atuais estão mais sofisticados, com maior capacidade de raciocínio e avanços significativos na multimodalidade — ou seja, na combinação de texto, imagem, vídeo e som.

Desafios persistem

Apesar dos avanços, obstáculos como infraestrutura tecnológica e escassez de talentos seguem como os principais entraves para uma adoção mais acelerada. Ambos foram citados por 39% dos executivos entrevistados. Ainda assim, o cenário é promissor: caiu em 15% o número de empresas que ainda não utilizam IA em seus processos.

As principais áreas de aplicação da IA generativa no Brasil são produtividade (como assistentes automatizados e copilotos), desenvolvimento de software, finanças e marketing. A popularização das ferramentas também atinge os usuários: 62% dos entrevistados disseram estar familiarizados com o uso da IA, e 17% afirmam usá-la com frequência no dia a dia.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.