Transparência no trabalho, ou transparência nos negócios, significa comunicar-se aberta e honestamente com os membros de sua equipe e cultivar uma cultura onde a informação possa fluir livremente entre as pessoas e as equipes. Embora a transparência seja muitas vezes encoberta em termos vagos, seus benefícios são tangíveis. Aqui estão cinco maneiras simples de criar uma cultura transparente em seu trabalho:
- Seja honesto.
Pense na honestidade de apoio que você esperaria de um mentor. Sentir que você pode dar e receber feedback com segurança é uma característica marcante da transparência. A comunicação aberta cria confiança, incentiva a inovação e cultiva um ambiente de trabalho saudável.
Expressar informações importantes para todos os seus colegas cria uma plataforma positiva e produtiva para o trabalho em equipe. Por outro lado, a retenção de informações importantes de seus colegas de equipe pode prejudicar os projetos de sua equipe e quebrar a confiança entre os membros da equipe. Quando todos sentem que entendem o que está acontecendo em sua equipe e por quê, você verá um envolvimento maior com o trabalho e uma solução de problemas mais criativa que se alinha às necessidades do seu negócio.
Um excelente exemplo de transparência radical é a Buffer, uma empresa projetada para ajudar os usuários a prosperar nas mídias sociais. A Buffer tomou a decisão de compartilhar os salários dos funcionários publicamente. Ao fazer isso, o nível de confiança entre os membros da equipe no Buffer aumentou drasticamente, o que ajudou a criar um ambiente de trabalho saudável e sustentável. A transparência salarial até ajudou nos esforços de recrutamento. Depois que a Buffer publicou seus salários e fórmulas salariais no final de 2013, os pedidos de emprego aumentaram 230% no mês seguinte.
Como fazer isso: comece a fazer levantamentos em sua equipe. Ter um único lugar onde todos possam ouvir sobre o trabalho que está sendo feito e as atualizações relevantes criam um senso de transparência na comunicação da equipe.
- Compartilhe seus resultados.
Uma das melhores maneiras de criar transparência e criar impulso no seu negócio é compartilhar suas vitórias, perdas e desafios. Compartilhar vitórias é a parte fácil. O mais difícil é admitir que as coisas não correram como planejado, mas aumenta a confiança e a maior união de uma equipe.
Jeff Bezos, CEO da Amazon, tem uma grande apreciação do fracasso. Em uma recente carta de acionistas, ele disse: “Para inventar você tem que experimentar, e se você sabe de antemão que isso vai funcionar, não é um experimento. A maioria das grandes organizações adota a ideia de invenção, mas não está disposta a sofrer a série de experimentos fracassados necessários para chegar lá”.
Como fazer isso: Ao fornecer atualizações sobre o status de seus projetos, resista à tentação de revestir os negativos. Seja honesto com os fracassos, compartilhando com sua equipe o que você aprendeu e como planeja seguir em frente. Aprender com nossos fracassos é uma das coisas mais inteligentes que podemos
- Quebre os silos.
De acordo com um estudo da McKinsey, quase 80% dos executivos seniores disseram que a comunicação é crucial para o crescimento, mas apenas um quarto deles achava que suas empresas eram boas em compartilhar conhecimento em toda a empresa. Fazer um standup diário dentro de sua equipe é ótimo, mas garantir que o conhecimento esteja disponível e aberto em todos os departamentos criará uma cultura corporativa verdadeiramente transparente.
Tornar a transparência uma prioridade torna muito mais fácil achatar sua organização e evitar a burocracia e um ambiente de trabalho político. Os líderes podem implementar uma estratégia de portas abertas, utilizar reuniões da prefeitura ou até reorganizar o escritório de maneira a promover a expressão. Considere um piso plano aberto com paredes que funcionem como quadros brancos, e não esqueça os divertidos locais da equipe que ajudam a criar laços de confiança e amizade. Na Atlassian, isso significa uma assembleia semanal que reúne todas as nossas equipes em todo o mundo, de Sydney a São Francisco.
Como fazer isso: não há necessidade de (fisicamente) derrubar as paredes. Você pode começar a construir relacionamentos entre várias equipes pedindo a um colega de outra equipe para almoçar ou agendar uma reunião para discutir como suas prioridades se alinham.
- Contrate pessoas que se importam com transparência.
No final do dia, nenhum programa sobre transparência funcionará, a menos que seu pessoal também se preocupe com a transparência. E que melhor maneira de promover uma cultura transparente do que recrutar pessoas que valorizam a transparência?
A boa notícia é que 87% das pessoas querem trabalhar para empresas transparentes, então, ao criar transparência em seu processo de recrutamento e entrevista, você atrairá muitos candidatos excelentes.
Como fazer isso: qualquer pessoa tem o poder de introduzir transparência no processo de contratação. Escreva uma descrição do trabalho que mencione a filosofia da sua empresa sobre transparência, ou se entrevistar um candidato faça uma pergunta sobre como trabalhar em um ambiente aberto.
- Escolha ferramentas que suportem transparência.
Quantas horas você perdeu pesquisando por um documento em um e-mail, solicitando permissão para um arquivo ou editando (e esperemos que não perdendo!) Várias versões de rascunhos? O funcionário médio gasta 20% de sua semana procurando informações internas e procurando ajuda de colegas. E isso é uma grande perda de tempo! Todos na sua empresa precisam saber para onde recorrer para encontrar as informações certas, entrar em contato com a pessoa certa e resolver rapidamente os problemas.
Ferramentas que apoiam e organizam o fluxo de informações quebram barreiras que atrapalham o progresso dentro de um negócio. Você vai querer procurar algo que possa ser compartilhado e encontrado em toda a sua equipe, departamento e empresa inteira – e rapidamente. Você vai querer um lugar onde os membros da sua equipe possam dar feedback e oferecer insights e ajuda. Por fim, verifique se ele está acessível online para que todos tenham sempre as informações mais atualizadas.
Transparência significa trabalho significativo
A transparência pode afetar sua lucratividade? Em uma palavra, sim. Mas é muito mais que isso. A transparência permite que cada indivíduo da sua empresa se sinta parte de algo maior. É sobre construir confiança. Trata-se de ajudar os membros de sua equipe a criar um trabalho que seja significativo e faça uma diferença tangível.
Que é exatamente como deveria ser.
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