A eficiência quanto ao consumo de combustível, a ampla disponibilidade do veículo, o conforto e a segurança do motorista e de todos os outros usuários da estrada são fatores centrais para as empresas de transporte ao decidirem sobre o melhor veículo para suas frotas. Há 25 anos, a Mercedes-Benz iniciou uma nova trajetória com o Actros – especificamente desenvolvido para transporte de longa distância e serviços de distribuição.
A primeira geração, lançada em 1996 para comemorar os 100 anos do caminhão inventado por Gottlieb Daimler em 1896, marcou o início da série que até hoje é ponta de lança em seu segmento de mercado. “Há um quarto de século, o Actros é o carro-chefe do nosso portfólio de produtos”, afirma Andreas von Wallfeld, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks. “Em todo o mundo, mais de 1,4 milhão de caminhões vendidos desta série são uma prova clara de que os clientes estão muito satisfeitos”.
O fato de cada geração do Actros ter conquistado o título de “Caminhão Internacional do Ano”, atribuído por jornalistas especializados da área de veículos comerciais de toda a Europa, é uma prova do extraordinário sucesso deste modelo. De acordo com as regras do júri, o título é atribuído anualmente ao caminhão que mais contribui para a inovação do transporte rodoviário com vantagens para a eficiência, redução de emissões, segurança, dirigibilidade e conforto.
Estabelecendo novos padrões
Desde 1996, cada geração do Actros é pioneira em termos de segurança, consumo otimizado de combustível, conectividade e conforto. O Actros 1 trouxe o sistema eletrônico de frenagem (EBS) totalmente automatizado, o barramento CAN e a cabina Megaspace com piso plano. No Actros 2, os destaques foram o piloto automático adaptativo, o Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem), o Lane Keeping Assist (sensor de faixa de rolagem) e a transmissão automatizada Mercedes Powershift.
O Actros 3 tinha características impressionantes, como o sensor de luz e de chuva e as novas gerações do Active Brake Assist e do Powershift. Já o Actros 4 definiu novos padrões com a geração de motores Euro 6, o sistema de piloto automático com controle preditivo do trem de força (Predictive Powertrain Control), uma transmissão Powershift aprimorada e os também aprimorados sistemas Active Brake Assist 4 com detecção de pedestres e o Side Guard Assist (assistente de ponto cego).
O Novo Actros – quatro estreias mundiais
O Actros 5, disponível desde 2018, apresentou quatro estreias mundiais. Com o Active Drive Assist – ADA (Assistente Ativo de Condução), o primeiro sistema de assistência do mundo para condução semiautônoma (Nível 2) entrou em produção em série. O ADA auxilia ativamente o motorista em certas condições quanto à orientação longitudinal e lateral do caminhão e pode manter automaticamente a distância do veículo à frente, acelerar e até dirigir se as condições requeridas pelo sistema, como raio de curva suficiente ou marcações de estrada claramente visíveis, forem atendidas.
Um grau ainda maior de proteção para pedestres é fornecido pelo Active Brake Assist 5, o sistema de freio de emergência que pode aplicar a frenagem máxima até a parada total em reação à presença de pessoas na pista. Além disso, pela primeira vez, os espelhos externos foram removidos de um caminhão. Em vez disso, o Novo Actros inovou com o MirrorCam.
A quarta estreia mundial se refere ao posto de trabalho do caminhoneiro: o cockpit multimídia do Novo Actros é composto por duas telas grandes coloridas: a principal atrás do volante e a secundária touchscreen.
Desde junho de 2021, o Actros de última geração oferece o Active Drive Assist (ADA 2) de segunda geração como opcional. A função de Assistência à Parada Emergencial incluída nele consegue dar início a uma parada emergencial se o motorista não estiver mais controlando o volante de direção, apesar de ter recebido avisos visuais e sonoros. Além disso, há o Active Sideguard Assist, também disponível desde junho de 2021. Este sistema aprimorado de assistência nas curvas não só alerta o motorista sobre o movimento de pedestres ou ciclistas do lado do acompanhante: se o motorista deixar de reagir aos avisos a tempo, o sistema consegue iniciar uma manobra de frenagem autônoma em velocidades de curvas de até 20 km/h para levar o veículo a uma parada total.
O destaque da última geração é o Actros L, lançado este ano, que inclui melhor isolamento acústico da cabina, espaço confortável e uma posição ainda melhor para o motorista.
eActros e a nova era da eletromobilidade
Na Mercedes-Benz Trucks, uma nova era começou em 2021 com o eActros. Este é o primeiro caminhão elétrico de produção em série com a estrela de três pontas para distribuição de carga pesada. Esse modelo foi apresentado mundialmente no final de junho de 2021.
Em seu coração tecnológico está a unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados e transmissão de duas velocidades. Ambos os motores proporcionam conforto de condução impressionante e excelente dinâmica do veículo. O acionamento elétrico silencioso e livre de emissões significa que o caminhão também pode ser usado para entregas noturnas e está apto a entrar no interior de cidades que têm restrição à circulação de veículos a diesel. O eActros é um claro compromisso da Mercedes-Benz Trucks com o transporte rodoviário livre de emissões locais de CO2.
11 anos do Actros rodoviário no Brasil
Os caminhões Mercedes-Benz Actros rodoviários chegaram ao Brasil em 2010. Três anos antes, a família Actros já estava presente no País com o modelo 4844 8×4 para operações off-road. Em 2019, a marca novamente faz história como a mais inovadora do setor automotivo brasileiro. Com o lançamento do Novo Actros, ela estabeleceu padrões ainda mais altos de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez no segmento de caminhões extrapesados rodoviários.
“A chegada do Novo Actros no Brasil revolucionou o mercado. Trouxemos para os nossos clientes o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão”.
O Novo Actros trouxe para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A esses sistemas somam-se itens exclusivos já disponíveis, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos.
“O Novo Actros é o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, lembra Roberto Leoncini. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias”.
O Novo Actros destaca-se ainda como o primeiro caminhão sem retrovisor externo da América Latina, o MirrorCam, câmeras que oferecem melhor visibilidade ao redor do caminhão e do implemento, inclusive à noite, oferecendo mais segurança para o motorista, veículo, carga, tráfego e pessoas na via.
Um importante destaque do Novo Actros brasileiro é sua cabina, totalmente desenvolvida no País. Essa cabina equipa o Novo Actros F, comercializado a clientes de 24 países na Europa e em outros continentes. A utilização desse projeto pela Daimler Trucks reafirma a importância da Mercedes-Benz do Brasil como player global no desenvolvimento de caminhões. Isso também demonstra a competência e experiência da equipe brasileira em gerar soluções para as demandas do transporte de cargas do Brasil e de outros mercados.
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