A proibição imposta pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) à circulação de caminhões grandes na marginal Pinheiros e avenidas dos Bandeirantes e Roberto Marinho começou ontem, mas apenas em caráter educativo.
As multas (R$ 85,12) para quem desrespeitar a restrição, válida das 5h às 21h, só serão aplicadas em 30 dias.
Sem fiscalização, muitos caminhoneiros resistem em sair das vias urbanas para aderir ao Rodoanel -reclamam de distância, insegurança, falta de sinal para celular e posto para abastecer.
Mas uma contagem feita pela reportagem das 10h às 12h apontou um aumento de 36% no tráfego de veículos pesados no trecho sul em relação à última quarta-feira. O volume é próximo da redução de 40% na quantidade de caminhões contabilizada ontem na av. dos Bandeirantes, nesse mesmo período.
“Em um mês, a adesão deve aumentar. Ainda tem muita gente testando caminhos e pode ser que alguns ainda voltem atrás“, avalia Alexandre Zum Winkel, consultor e especialista em trânsito.
Além de promover a proibição nessas vias, a gestão Kassab abrandou restrições adotadas há dois anos ao tráfego de veículos de carga menores (VUCs), de até 6,3 m. Eles foram liberados de rodízio de placas pares e ímpares para circular das 10h às 16h.
Engarrafamentos – Ontem de manhã, a lentidão em São Paulo ficou semelhante à média de 2009. A CET atribuiu os resultados à volta às aulas. No pico da tarde, houve queda de 24%.
Especialistas afirmam que ainda é cedo para avaliações. A CET diz que, em relação ao ano passado, houve redução de 30% dos engarrafamentos na marginal Pinheiros e 63% na Bandeirantes. O secretário Marcelo Cardinale Branco (Transportes) diz esperar que, nos horários de pico, as vias com a nova restrição tenham queda de até 20% nos congestionamentos -nos demais corredores, de 5%.
Moto ignora veto na Tietê e sofre acidente – A pista expressa da marginal Tietê não se livrou dos acidentes com motos na estreia da restrição imposta ao tráfego desses veículos.
Por volta das 8h20, uma colisão no sentido Penha-Lapa, nas proximidades da rodovia dos Bandeirantes, envolveu um carro e uma motocicleta -nas mesmas faixas expressas da marginal Tietê onde elas não podem circular desde ontem.
Embora as placas de sinalização já indiquem a proibição às motos na pista expressa, a CET também fixou um período de adaptação e, por isso, as multas só começarão em 15 dias. Não é à toa que ontem, tanto no período da manhã como no da tarde, era possível ver motociclistas desrespeitando a nova regra. A CET não fez balanço.
voltar