03 passos para reduzir custos
Compartilhe

Para crescer e prosperar, toda empresa precisa aprender a identificar e reduzir custos desnecessários. Com esse exercício de análise, é possível realocar recursos, fazer um planejamento mais eficiente a longo prazo e, claro, economizar.

Conheça três passos para uma redução de custos eficaz:

  1. Controle de ociosidade

Podemos dizer que uma frota está ociosa quando o potencial dos veículos de uma empresa não está sendo utilizado ao máximo. Por exemplo: se alguns caminhões ficam parados na garagem (como no caso de algum problema mecânico) ou se uma carreta faz uma entrega em um destino mais distante e volta vazia.

Uma das principais consequências da ociosidade da frota é o aumento das despesas operacionais. Afinal, pegando a estrada ou não, os veículos geram custos como despesas mecânicas, IPVA, seguro etc.

O primeiro passo para combater essa ociosidade é descobrir os motivos pelos quais os veículos estão parados:

  • Os problemas mecânicos frequentes?
  • O tamanho da frota está adequado para a demanda?
  • Os veículos retornam para a garagem sempre vazios?

Após responder essas perguntas, você começará a entender as causas da ociosidade da sua frota e poderá combatê-la de maneira mais eficiente.

  1. Roteirização eficiente

Uma boa roteirização tem o objetivo de desenvolver a melhor sequência de paradas para que uma frota cumpra uma jornada mais produtiva. Quando feita de forma desorganizada, a roteirização pode gerar mais gastos para uma operação — tanto de dinheiro, quanto de tempo.

Ao elaborar uma rota, é preciso levar em conta questões como:

  • Menores distâncias a serem percorridas pelos veículos
  • Melhores vias para os tipos de veículos utilizados
  • Trechos nos quais o tráfego certos tipos de veículos é proibido
  • Horário acordado para entregas/retiradas no cliente ou fornecedor
  • Localização de postos com melhores preços de combustível ao longo das rotas
  • Alocação de mão de obra

Esse é um processo muito importante para garantir economia. Mas é importante ressaltar que ele também é difícil de ser realizado de forma manual, pois envolve diversas variáveis e leva bastante tempo. O que nos leva ao próximo passo.

  1. Automação de processos

Basicamente, a automação de processos consiste em tornar operacional um processo que antes era executado manualmente, utilizando tecnologia e integração de sistemas e dados. Esse é um passo muito importante na gestão, pois gera competitividade, eficiência e valor ao cliente.

No setor de transportes, isso faz toda diferença. Com o apoio de softwares especializados em gestão de frotas, é possível otimizar tarefas diárias e ainda ampliar a produtividade dos colaboradores. Isso porque ferramentas de automação tornam a gestão mais assertiva, facilitando e agilizando a tomada de decisões a partir de informações e dados confiáveis que podem ser consultados sempre que necessário.

Como a Cobli pode te ajudar

A partir de inteligência artificial, a Cobli descomplica a gestão e potencializa a frota. Os sistemas de telemetria e videotelemetria permitem que o gestor:

  • Acompanhe a localização dos veículos em tempo real
  • Crie rotas otimizadas conforme o número de veículos e horários de serviço
  • Programe e acompanhe o calendário de manutenções
  • Garanta a segurança dentro e fora da cabine do motorista
  • Melhore o modo de condução dos motoristas

Essas e outras funcionalidades ajudam a reduzir custos e prevenir acidentes, aumentando a lucratividade das transportadoras.

Aproveite as condições especiais dos associados SETCESP e agende uma demonstração com os especialistas. Quero aproveitar!


voltar