03 passos para prevenir acidentes
Compartilhe

Segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), aconteceram 632 mil acidentes e 11 mil mortes no trânsito em 2021 no Brasil. Esse número é significativo e que chama a atenção de quem trabalha com frotas no dia a dia.

De acordo com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, 54% dos acidentes analisados em 2020 foram causados por imprudências dos motoristas e 23% indicaram falta de atenção do condutor. Isso significa que grande parte dos acidentes poderiam ser evitados, salvando vidas e diminuindo danos materiais e seus altos custos.

Para prevenir esse tipo de ocorrência, é fundamental que gestores adotem ações pontuais que vão de educação à adoção de tecnologias.

Conheça três passos para adotar e prevenir acidentes na sua frota, do mais simples ao mais tecnológico:

  1. Treinamento da equipe

Capacitar e atualizar os condutores da frota sobre boas práticas e obrigatoriedades ao volante é essencial para prevenção de acidentes.

O principal método de treinamento de motoristas é a direção defensiva. Ela prepara o motorista para dirigir em condições adversas, corrigindo hábitos inadequados e o conscientizando sobre as limitações dele e do veículo.

Com esse treinamento, que pode ser feito por meio de um guia de direção segura por exemplo, o condutor aprende a tomar decisões preventivas e corretivas.

As decisões preventivas são um conjunto de práticas cujo objetivo é, como o nome já indica, prevenir acidentes.

  • Respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito
  • Manter a concentração e a postura correta enquanto estiver no volante
  • Usar cinto de segurança
  • Não dirigir com o tanque na reserva
  • Fazer a utilização correta dos faróis
  • Manter uma distância segura do veículo à frente
  • Analisar as condições da pista (curvas acentuadas, buracos, declives, interdições, etc.)
  • Analisar as condições do clima (chuvas, neblina, etc.)

Já as práticas corretivas ensinam o motorista como agir de forma segura e rápida em situações de risco.

  • Manter a calma em situações estressantes
  • Desviar de acidentes ocorridos à frente para impedir engavetamentos e engarrafamentos
  • Como sinalizar a via
  • Prestar primeiros socorros e acionar os órgãos competentes em busca de ajuda.

Também é preciso reforçar sobre a importância manter hábitos saudáveis. Um motorista com sono excessivo ou desidratado pode ter seu desempenho comprometido e sua atenção reduzida, aumentando o risco de acidentes.

  1. Manutenções preventivas

De acordo o Atlas da Década de Ações para Segurança Viária, publicado pela Polícia Rodoviária Federal, entre 2011 e 2020, mais de 59 mil acidentes ocorreram em decorrência de defeitos mecânicos. Desse número, 1.399 vidas foram perdidas.

Todos foram causados por falhas mecânicas. Em geral, esse tipo de problema e consequentes fatalidades poderiam ser evitados se as revisões e manutenções preventivas fossem realizadas regularmente.

Esse recurso é indispensável para evitar acidentes, pois ajudam a evitar imprevistos e falhas na estrada, além de melhorar o desempenho dos veículos.

Dessa forma, além de salvar a vida dos motoristas e outras pessoas nas ruas e estradas, também é possível melhorar a qualidade da operação e reduzir custos. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), nos primeiros oito meses de 2022, mais de 150 mil motoristas foram multados por conduzir veículos em mau estado de conservação ou reprovados na avaliação de inspeção de segurança veicular.

Para fazer esse controle em frotas é possível utilizar planilhas de manutenção com anotação e consulta manual ou contar com softwares de gestão de frota que sinalizam automaticamente quando a próxima manutenção deve ser feita.

  1. Videotelemetria para a segurança no trânsito

A videotelemetria utiliza câmeras instaladas no veículo para informar e analisar o que ocorre dentro da cabine e na via. Assim, é possível identificar e alertar sobre situações perigosas, como direção distraída, proximidade insegura ao veículo da frente, curvas perigosas e aceleração ou frenagem brusca.

Com esse conhecimento em mãos, as empresas podem criar planos de ação e passar feedbacks para melhorar o desempenho do motorista, além de tornar a direção mais segura.

Os dispositivos não só gravam as situações de risco como também emitem alertas sonoros na cabine que dão avisos em tempo real para os condutores terem atenção e, consequentemente, adotarem uma condução mais segura.

Um estudo realizado pela Frost & Sullivan apontou que veículos que possuíam este tipo de câmera com inteligência embarcada tiveram um aumento de 70% no uso do cinto de segurança, 60% de redução no número de colisões, 65% menos eventos de excesso de velocidade e 80% de redução de distrações ao volante.

Como a Cobli pode te ajudar

A partir de inteligência artificial, a Cobli descomplica a gestão e potencializa a frota. Nossos sistemas de telemetria e videotelemetria permitem que o gestor:

  • Garanta a segurança dentro e fora da cabine do motorista
  • Melhore o modo de condução dos motoristas
  • Programe e acompanhe o calendário de manutenções
  • Acompanhe a localização dos veículos em tempo real
  • Crie rotas otimizadas conforme o número de veículos e horários de serviço

Essas e outras funcionalidades ajudam a reduzir custos e prevenir acidentes, aumentando a lucratividade das transportadoras.

Aproveite as condições especiais para os associados SETCESP e agende uma demonstração com nossos especialistas

CTA: Quero aproveitar!

Se quiser conhecer mais sobre videotelemetria, a Cobli estará presente na Fenatran, uma das mais importantes feiras de transporte e logística do mundo. Visite o stand e teste ao vivo a Cobli Cam, nossa solução que aumenta o cuidado e diminui os custos da operação.

O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita aqui.

Quando: 

07/11 (segunda-feira), das 17h às 21h 

08-11/11 (de terça à sexta-feira), das 12h às 21h 

Onde: 

São Paulo Expo 

Stand F216 

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda


voltar