03 passos para potencializar a frota
Compartilhe

Para atingir seu potencial máximo, uma frota precisa focar em três objetivos principais: redução de custos, prevenção de acidentes e aumento de lucratividade. Essa tarefa não é nem um pouco fácil, mas com o foco correto e gestores munidos das ferramentas certas, é possível chegar lá.

Confira dicas de como atingir cada um desses objetivos:

  1. Reduzir Custos

A fórmula para reduzir custos começa por identificar e controlar os gastos operacionais da frota. Para isso, liste-os e entenda o quanto sua operação gasta com manutenção, combustível, multas e pedágio.

Em relação a manutenção, é preciso ter um acompanhamento próximo do estado dos veículos e focar sempre em fazer manutenção preventiva em vez de corretiva. Ter um calendário das próximas manutenções garante que os componentes dos veículos estão sempre em dia. Lembretes são essenciais nesse sentido, pois, seja em uma frota de três carros ou de 10 caminhões, é fácil se perder nas datas.

Já para a gestão mais completa e eficiente do combustível, atente-se ao modo de condução dos motoristas. Assim, é possível encontrar quem são os detratores de gastos excessivos e aplicar boas práticas no dia a dia. Às vezes, o simples costume de deixar o motor ocioso ou o ar-condicionado ligado quando o veículo está parado pode gerar gastos expressivos ao final do mês. 

Por fim, também é importante observar os custos administrativos. Saber como a jornada de trabalho está sendo cumprida e ter à mão comprovantes de entregas realizadas ajuda a ter controle do uso indevido dos veículos da empresa, evitar gastos com horas extras e até mesmo impedir fraudes.

  1. Prevenção de acidentes

Evitar incidentes com a frota faz muita diferença no dia a dia. O bem estar dos colaboradores e dos veículos deve ser  foco da operação, melhorando o trabalho e aumentando a confiança.

O primeiro passo para prevenção de acidentes é identificar e avaliar os comportamentos da equipe ao volante. A troca de feedbacks se torna uma ferramenta muito útil, pois é possível inibir vícios de direção que podem causar acidentes, desde o uso de celular ao volante até acelerações bruscas e proximidade insegura dos veículos à frente. Uma boa prática para transportadoras é investir em programas de segurança internos, como fazer o acompanhamento da nota dos condutores baseando-se em quantos incidentes eles geram ao dirigir.

Outro ponto importante na prevenção e que nem sempre vem à mente quando se fala de acidentes é o cuidado com os veículos. Aqui, voltamos ao tópico das manutenções. Além do gestor estar por dentro dos calendários de revisões e ajustes, é essencial incentivar que os motoristas cuidem de seus veículos e sinalizem quando há algum sinal de problema. Assim, diminui-se o risco de falhas mecânicas que possam causar acidentes.

  1. Aumentar a lucratividade

Ao conseguir aplicar as ações descritas nos tópicos anteriores, o aumento da lucratividade da empresa vem naturalmente.

Empresas que investem em treinamentos para motoristas, que estão com todos os veículos rodando em em bom estado e que focam em gerar o mínimo de custos em seu cotidiano, conseguem oferecer uma experiência melhor para os clientes e acabam sendo mais produtivas, formando um ciclo virtuoso.

Afinal, um público satisfeito volta para mais serviços. E, com mais serviços prestados, o retorno financeiro aumenta.

Como a Cobli pode te ajudar

A partir de IoT, Big Data e Inteligência Artificial, a Cobli descomplica e potencializa a gestão de frota. Nossos sistemas de telemetria e videotelemetria permitem que o gestor:

  • Tenha mais visibilidade de sua operação
  • Controle o gasto com combustível
  • Acompanhe e melhore o modo de condução dos motoristas
  • Programe e acompanhe o calendário de manutenções dos veículos
  • Garanta a segurança dentro e fora da cabine do condutor
  • Aumente o controle sobre os serviços prestados e a jornada dos motoristas

Essas e outras funcionalidades ajudam a reduzir custos e prevenir acidentes, aumentando a lucratividade das transportadoras.

Aproveite as condições especiais dos associados SETCESP e agende uma demonstração com algum dos especialistas: 


voltar