03 passos para aumentar a lucratividade
Compartilhe

Para aumentar a lucratividade de uma transportadora não há formula mágica. Afinal, o crescimento de receita é resultado de um trabalho estratégico bem feito, realizado em diversas frentes e evoluído constantemente.

Mas, para ver essa engrenagem girar, é preciso começar de algum lugar. Conheça três passos para aumentar a lucratividade da sua empresa:

  1. Tenha controle sobre os gastos da sua empresa

O primeiro passo para aumentar a lucratividade da sua empresa é básico: é preciso ter controle dos gastos. Dessa forma, é possível ter visibilidade de quais áreas demandam mais dinheiro, entender os motivos desses custos e encontrar pontos de melhoria.

No caso de empresas que lidam com logística e transporte, isso significa focar em eliminar gastos desnecessários com combustível, manutenção e até mesmo custos administrativos.

Para isso, são necessárias ações de controle e análise da operação de pontos essenciais:

  • Identificação dos custos operacionais da frota e dos detratores de gastos excessivos
  • Planejamento da manutenção dos veículos, para evitar surpresas e paralização desnecessária de parte da frota
  • Realização de campanhas educativas sobre comportamento ao volante, para evitar multas e sinistros
  • Planejamento de rotas eficientes que evitem quilometragem desnecessária e permitam maior número de serviços e entregas diários
  • Eliminação do uso indevido dos veículos e de fraudes
  1. Acompanhe os indicadores de desempenho

Outro passo para aumentar a lucratividade do seu negócio é ter indicadores de desempenho sempre atualizados e mantê-los dentro do planejado.

Para isso, é preciso acompanhar os resultados das operações de campo por meio de relatórios e dados atualizados. Alguns exemplos de indicadores de desempenho que podem ser acompanhados são:

  • Qualidade do serviço
  • Produtividade diária da equipe
  • Capacidade de execução dos times

Dessa forma, é possível avaliar a eficiência das suas operações de campo. Se o gestor souber, em tempo real, onde os veículos estão e como eles estão sendo conduzidos esse trabalho se torna muito mais fácil.

É aí que entram as ferramentas de gestão integradas, que centralizam informações sobre a frota em um único lugar, simplificando processos de trabalho e dando visibilidade sobre as oportunidades de potencializar a produtividade.

  1. Fidelização de clientes

Um estudo de 2007 da Business Week concluiu que um cliente muito satisfeito influencia, em média, duas a três pessoas a contratar um serviço. Enquanto isso, um cliente insatisfeito tem potencial de influenciar até 20 pessoas a não contratar.

Por isso, proporcionar uma experiência excelente para o cliente é essencial para aumentar a lucratividade.

Desde o início do contato, o cliente precisa se sentir satisfeito com o seu negócio. Isso significa ter alinhamento entre processo de vendas, atendimento e eventuais serviços de suporte. Além, claro, de ter uma equipe simpática, sempre disposta a ajudar e que executa o serviço da melhor forma possível.

A longo prazo, esses fatores ajudam a garantir maior valor gasto por compra por parte do cliente e maior previsibilidade de receita para o seu negócio. Pensando nisso, é imprescindível medir a percepção do serviço por parte dos clientes, coletando dados por meio de avaliações de Net Promoter Score (NPS), entrevistas em profundidade e visitas.

Como a Cobli pode te ajudar

A partir de inteligência artificial, a Cobli descomplica a gestão e potencializa a frota. Nossos sistemas de telemetria e videotelemetria permitem que o gestor:

  • Garanta a segurança dentro e fora da cabine do motorista
  • Melhore o modo de condução dos motoristas
  • Programe e acompanhe o calendário de manutenções
  • Acompanhe a localização dos veículos em tempo real
  • Crie rotas otimizadas conforme o número de veículos e horários de serviço

Essas e outras funcionalidades ajudam a controlar gastos, acompanhar indicadores de desempenho de perto e fidelizar clientes com um serviço excelente, aumentando a lucratividade das transportadoras.

Aproveite as condições especiais para os associados SETCESP e agende uma demonstração com um dos especialistas. 


voltar