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Inteligência Artificial aplicada ao RH – SETCESP
Inteligência Artificial aplicada ao RH
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Entenda como a combinação de  Inteligência Artificial softwares de tecnologia pode colaborar no RH e na gestão de pessoas

A Inteligência Artificial (IA) já faz parte do futuro das empresas, e para o setor de RH não é diferente. Segundo dados levantados por uma pesquisa da TIC Empresas, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), 22% das empresas pequenas e 37% das grandes já adotaram a IA no seu dia a dia.

Uma das aplicações no RH, que mais tem se popularizado, é justamente, a parte de recrutamento e seleção, já que os softwares que utilizam tecnologia de IA coletam uma grande quantidade de dados diariamente e são capazes de avaliar, processar e apresentar relatórios de uma maneira muito prática.

Assim, no processo seletivo, a IA consegue cruzar as informações de comportamento de um candidato com as competências necessárias para o cargo. Os recrutadores definem o perfil do profissional que querem contratar e recebem uma lista com os candidatos dentro das especificações desejadas. Por meio da tecnologia, também é possível agendar as entrevistas, enviar lembretes e gerenciar os horários dos participantes de forma automática, evitando atrasos.

Outro estudo, dessa vez da Deloitte, aponta que 80% dos executivos de Recursos Humanos acreditam que a IA terá efeitos significativos no setor nos próximos cinco anos. Esses impactos se traduzem com o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que conseguem desburocratizar processos e controlar atividades do colaborador dentro da jornada de trabalho.

Letícia Baumer, gerente de relacionamento na Aceville Transportes, compartilha que a empresa hoje possui uma IA chamada de ‘Clara’, que é um avatar combinado ao ChatBot que traz diversas soluções para a transportadora. “Ela auxilia desde a recepção dos currículos, estabelecendo um filtro até o acompanhamento do controle de jornada dos motoristas profissionais, integrando também os sistemas de telemetria”, conta.

Esta aplicação para o controle de horas trabalhadas para as empresas de transporte rodoviário de cargas se torna ainda mais significativa, pelo fato da jornada do motorista profissional ser regida pela Lei nº 13.103, que estabelece um descanso de 11 horas ininterruptas (sendo proibido o fracionamento) dentro do período de 24 horas.

O gerente de inovação Luiz Souza, detalhou como foi o desenvolvimento da tecnologia ‘Clara’ na Aceville. “Começamos pelo ChatBot no atendimento ao cliente e depois, vimos que no RH a IA poderia ajudar muito criando métricas e um controle assertivo da operação”, diz ele.

Souza compartilha ainda que antes disso, a empresa tinha mais trabalho em fazer a gestão dos horários e até com as paradas indevidas durante a viagem, por isso usaram um processo chamado de RPA (sigla para expressão em inglês Robotic Process Automation) para o desenvolvimento de uma tela em tempo real contendo as informações dos profissionais motoristas e a sua condução durante as viagens.

Para ele, não se trata apenas de gerenciar o tempo, mas também de fornecer informações, insights e recomendações de forma instantânea. “O que temos hoje com a Clara é uma tecnologia integrada que otimiza processos, digitaliza documentos, faz a gestão da jornada de trabalho, das atividades dos profissionais e das folhas de pagamento entre outras coisas”, relata.

Os algoritmos de IA também podem ser utilizados para obter informações de desempenho individual e coletivo dos colaboradores, identificando habilidades e sugerindo planos de desenvolvimento e materiais de treinamento para aprendizagem contínua dos profissionais. Também com as ferramentas de análise de dados e de avaliação, o RH da empresa pode obter informações para uma tomada de decisões mais acertadas na hora de efetuar um desligamento.

Para encerrar, outras aplicações da IA são com relação à automação de tarefas administrativas rotineiras, por exemplo; o acompanhamento de benefícios. Assim, o RH da empresa estruturado com as novas tecnologias pode se concentrar em atividades de maior valor, como estratégias de engajamento e desenvolvimento de lideranças.

Fica a dica

5 Recomendações ao aplicar IA no RH

1 – Colete dados de qualidade: garanta que as informações usadas pela IA sejam precisas;

2 – Proteja os dados: atenção à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e ao cuidado com informações sensíveis sobre os funcionários;

3 – Monitore continuamente: estabeleça processos para avaliar as informações colhidas pela IA;

4 – Adapte-se às mudanças: esteja preparado para ajustar e atualizar os processos com a IA à medida que a tecnologia evolui; e

5 – Combine habilidades: reconheça que a IA deve complementar, não substituir, as habilidades humanas.


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