Artigo: A Atividade de Transporte no Contexto Logístico
Compartilhe

Por Mario Ievenes, instrutor da ULT

Um fato muito comum nas conversas entre as pessoas, seja na empresa ou fora dela, é o tratamento dos termos transporte e logística como se tratando do mesmo conceito. Isso acontece até mesmo em textos, vídeos e nas conversas acadêmicas. Entretanto esses dois termos não são e não podem ser tratados como a mesma coisa, embora tenham uma relação de interdependência e uma relação direta e muito forte. Não quero aqui me ater às possíveis causas desse equívoco, mas explorar um pouco cada um deles, as diferenças entre eles, qual a sua relação e como se complementam. Logística envolve transporte, mas não é apenas isso.

Logística, Fluxos Logísticos e Transporte

A logística empresarial se ocupa de toda a estratégia para atender a demanda dos consumidores a partir do planejamento, execução e controle de todo o fluxo físico e do fluxo de informações de materiais e produtos desde a origem até o consumidor final. Vale lembrar que origem e destino desses materiais e produtos dentro deste conceito serão conhecidos a partir da definição da organização focal com a qual se trabalha na estruturação da estratégia logística.

Leia também
Artigo: As novas tendências da Gestão de Pessoas

Todo esse desenho de fluxos envolve diversas atividades logísticas tanto primárias quanto secundárias. As atividades primárias, ou seja, aquelas que formam a base do processo logístico são as que formam o ciclo de atendimento ao cliente que será determinante na geração de valor ao ciente ou não. São três as atividades primárias: processamento de pedidos, manutenção dos estoques e transportes. Essas atividades forma um ciclo, no caso um ciclo virtuoso da logística onde um cliente coloca um pedido que é processado pelo fornecedor, em seguida é atendido através da separação dos produtos nos estoques e finalmente disponibilizados fisicamente aos clientes no local desejado através da atividade de transportes.

Desta forma, a logística empresarial se ocupa de planejar e executar todo o fluxo físico e de informações envolvendo diversas atividades, sendo que o transportar é uma destas atividades. O transporte, que desloca fisicamente esses materiais e produtos na cadeia, não é única atividade logística. Logística é mais do que transportar. Porém, é uma atividade muito importante e também de muita visibilidade para clientes e consumidores. O transporte proporciona a disponibilidade de bens no local da demanda. Sem transporte, produtos não estariam disponíveis nos locais desejados para atender as necessidades dos clientes. Ele é o grande responsável pelas várias etapas de deslocamento físico que se fazem necessárias na cadeia e também uma função essencial para o desenvolvimento econômico de qualquer região ou País.

Fluxos Logísticos, Transporte e seus Modais

Tomando como ponto focal a indústria e seus processos de negócio a logística empresarial pode ser analisada dividindo o processo logístico em dois grandes fluxos. Sendo que um ocorre à montante (usptream), ou seja, cadeia para cima que é o fluxo no sentido dos fornecedores e vice versa. Podemos chamar este fluxo de suprimento físico, onde temos a logística de suprimentos (inbound logistics). E outro fluxo ocorre a jusante (downstream), ou seja, cadeia para baixo que é o fluxo no sentido do consumidor final. A este, podemos dar o nome de distribuição física onde temos a logística de distribuição (outbound logistics).

Na prática, esses fluxos não acontecem em separado e sim como um sistema responsável por levar matérias desde as fontes de suprimento para transformação em produtos acabados agregando valor aos mesmos e finalmente até os consumidores finais. Para isto, acontecem diversas atividades logísticas. Fato é que, em qualquer que seja a etapa desta cadeia a atividade de transportes estará presente operacionalizando e conectando fisicamente fornecedores e clientes. Dentro desse contexto, o transporte pode ocorrer de diferentes formas ou modos, aos quais chamamos de modais de transporte.

No transporte terrestre, temos os modais rodoviário, ferroviário e dutoviário. Sendo que este último pode ser menos conhecido pela maioria e utiliza como via de transporte os dutos especiais para transportes de materiais como gás, água, produtos químicos, petróleo etc. No sistema aéreo temos o modal aeroviário ou aéreo. E no sistema aquaviário temos o modal marítimo e o hidroviário. O modal marítimo se subdivide em transporte marítimo de longo curso e o marítimo de cabotagem. E o modal hidroviário temos a subdivisão entre transporte fluvial, que utiliza como via os rios navegáveis e o transporte lacustre, que é o transporte realizado utilizando como vias os lagos navegáveis.

Cada um desses modais tem sua aplicação, características, particularidades, vantagens e desvantagens. E este assunto é um universo a ser explorado. Há muito mais para se falar e se aprender sobre o assunto. Posso te explicar isso e muito mais no módulo Modais e Gestão de Transporte da ULT – Universidade Corporativa de Logística e Transporte que acontecerá em fevereiro de 2021. Venha participar com a gente! Aproveite esta oportunidade e amplie seus conhecimentos.


voltar