Você sabe o que é o transporte de Cargas Completas?
Compartilhe

Talvez você conheça por ‘carga lotação ou carga fechada’, que também se referem ao transporte de Cargas de Completas, que é uma das modalidades de frete no setor.

Geralmente, este tipo de transporte é utilizado quando o embarcador tem a necessidade de usar o veículo, exclusivamente, para o deslocamento de sua mercadoria.

Na maioria das vezes, nesta modalidade a carga preenche todo o compartimento do caminhão. Entretanto, ainda que isso não aconteça, a viagem será realizada levando apenas uma carga específica.

Além disso, é importante destacar que a mercadoria será transportada para um único remetente. Ou seja, o caminhão sai para entrega com um destino somente.

Grande parte dos produtos transportados no segmento de Cargas Completas são grãos ou cargas perigosas – que podem contaminar outros produtos e, portanto, devem ser transportadas separadamente.

A modalidade de Cargas Completas é praticamente o inverso do transporte de Cargas Fracionadas, no qual existe o frete de pequenas remessas, com mercadorias incapazes de lotar um veículo, e que descarrega cada produto em um local diferente.

No SETCESP existe uma diretora de especialidade de Cargas Completas que reúne empresários deste segmento para discutir melhores condições operacionais para rentabilidade neste tipo de operação.

“Busque com a gente melhorias para o nosso setor e o faça ser mais rentável”, convida Marcos Soares, diretor de Cargas Completas do SETCESP. Ele lembra que é preciso se mobilizar por menos burocracia nas documentações fiscais e melhor infraestrutura.

“As exigências dos postos de fronteiras, a falta de áreas de descansos na maioria das rodovias brasileiras e a falta de segurança são alguns dos desafios impostos para quem atua neste segmento”, afirma.

Você também realiza o transporte de Cargas Completas? Então participe conosco das reuniões de Diretoria desta Especialidade. Acompanhe aqui o nosso calendário de reuniões.


voltar