Endomarketing: os colaboradores como promotores da marca
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Enquanto o marketing tradicional visa atrair clientes e o público externo, o endomarketing foca no interno

Pense nestas duas situações: 1) Uma vendedora que faz questão de vestir as roupas da loja onde é funcionária, inclusive nos momentos fora do trabalho. 2) O garçom que indica o restaurante em que é colaborador para os amigos e, até de vez em quando, leva lá a família.

Sabe o que estes estabelecimentos têm em comum? ­– Aparentemente, eles estão bem posicionados em relação ao seu endomarketing. O termo ‘endo’ vem do grego e significa para dentro. Logo, o endomarketing consiste em vender uma ideia para funcionários, fornecedores ou até mesmo para acionistas da companhia.

Este marketing interno é uma junção de ações que são tanto de competência do RH quanto do setor de Comunicação da empresa. “A área de comunicação tem o papel estratégico de traduzir as ações do RH em mensagens claras, atrativas e impactantes, garantindo que as iniciativas sejam bem compreendidas e gerem adesão”, revela Itala Santos, coordenadora de Recursos Humanos.

“O RH cria a demanda, ele fala o que ele quer comunicar, enquanto isso, o time de marketing pensa em como será comunicado para ser entendido da melhor forma, ou seja, transforma a demanda em uma entrega”, explica também Pedro Ribeiro, especialista em marketing estratégico.

Mesmo porque a Comunicação Corporativa não se restringe à divulgação de produtos e serviços, mas abrange a escuta do público e está ligada ao clima organizacional. “Ela ajuda a posicionar a empresa como um bom lugar para se trabalhar, tanto para os colaboradores atuais quanto para potenciais talentos”, diz Santos.

Outro ponto importante, segundo a coordenadora, é a criatividade dos profissionais de marketing, que conseguem transformar datas comemorativas em momentos memoráveis e campanhas informativas em ações divertidas.

Os colaboradores que estão na empresa possuem contato diário com os processos, e isso os torna bastante aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da organização. “No marketing, o público interno é sempre apresentado como primeiro cliente”, revela Ribeiro.

E quando há uma maior percepção positiva da empresa, isso dá sentido para os profissionais realizarem suas entregas com mais empenho. “Se as mensagens se tornam mais eficazes, os colaboradores se sentem mais conectados e as ações internas ganham mais engajamento e significado”, lembra Santos.

“Não só na questão de comprar a ideia da empresa, mas também estar bem definido qual o papel deste colaborador para ele se sentir parte de um todo”, indica Ribeiro. “O que ele precisa falar e fazer? Onde ele precisa chegar? Tudo isso precisa estar bem claro. O profissional deve conhecer o que a empresa faz e como faz e quais são seus produtos”, complementa ele.

Ter essas informações, segundo o estrategista de marketing, faz com que o colaborador vista a camisa da organização. Além disso, quando estão satisfeitos com as condições e o trabalho na empresa, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos e se tornam promotores da marca.

“Quando o funcionário está bem instruído, ele fala com propriedade e o cliente não se questiona se fez a melhor escolha. Agora, se o colaborador passa uma informação errada ou demonstra incerteza, o cliente se pergunta se aquilo é realmente o produto ou serviço de que ele precisa”, afirma o especialista.

Para a coordenadora, empresas de transporte devem se atentar sobre a importância do investimento no endomarketing. Não adianta desenvolver o melhor serviço e investir pesado em sua divulgação, se há desinformação ou descontentamento por parte dos colaboradores. O ânimo do entregador ao levar a mercadoria até o destino final refletirá na imagem que esse recebedor terá de sua transportadora.

Ribeiro também avalia que é melhor para a imagem da organização tanto fazer com que seus funcionários estejam bem treinados e atualizados sobre a empresa quanto conceder algum tipo de reconhecimento. “Não dá para mais se projetar no mercado sendo aquela empresa que só cobra a meta e não concede nenhum tipo de premiação ou bonificação”.

Assim, tanto Ribeiro quanto Santos recomendam que as empresas direcionem mais esforços em determinadas ações com a intenção de engajar, alinhar, fortalecer a cultura organizacional e criar laços de pertencimento­­.

Com certeza haverá resultados significativos como aumento da produtividade, a retenção de talentos, aumento da satisfação dos funcionários, e consequentemente, a transformação de funcionários em promotores naturais da marca.

Veja 7 estratégias para melhorar o endomarketing na sua transportadora

  1. Palestras e workshops

Esses eventos tendem a acrescentar positivamente na formação pessoal. Neste sentido, a empresa apresenta-se como um apoio para o crescimento profissional.

  1. Boa comunicação

O diálogo dentro da organização deve ser uma via de mão dupla, onde os funcionários também têm voz e conseguem expressar opiniões e sugerir melhorias.

  1. Cultura organizacional

Os princípios de visão, missão e valores devem estar sempre em evidência para serem absorvidos pelo público interno e promoverem uniformidade nas atitudes dos profissionais.

  1. Integração

Promova atividades que incentivem o trabalho em equipe. Celebrações ajudam a aproximar as pessoas fora do ambiente formal e espaços físicos, como salas de brainstorming ou áreas comuns, incentivam a troca de ideias.

  1. Benefícios

Além do vale-transporte, alimentação e assistência médica, existem outros benefícios que podem auxiliar no bem-estar, como cupons de desconto na compra de produtos, salões de beleza e restaurantes. Algumas iniciativas permitem maior flexibilidade, como o dia do filho no trabalho e o home office.

  1. Reconhecimento

Sua empresa pode reconhecer os resultados atingidos fazendo premiações, divulgações em murais, posts em redes sociais e mencionando os bons resultados em reuniões. Sabe aquele motorista que está há tantos anos sem levar multa? Que tal destacá-lo em um evento?

7 . Envolva o colaborador

Use os próprios profissionais para protagonizarem campanhas internas e externas da transportadora, inclusive com a gravação de vídeos e entrevistas, essa é uma maneira de mostrar que a empresa confia neles para representar a marca.

 


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