Os problemas de infraestrutura do Brasil não são novidade para ninguém e o setor de transporte rodoviário de cargas sofre constantemente com esse gargalo. Para se ter uma ideia da real situação da malha viária do país, segundo dados da Pesquisa CNT de Rodovias, da Confederação Nacional do Transporte, o Brasil tem uma média de 25 km de malha pavimentada para cada 1.000 km2 de rodovias.
Ainda afirmando esse cenário, o Relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) relatou que entre 138 países, o Brasil ocupa atualmente a 116ª posição em qualidade de infraestrutura, de acordo com a última pesquisa do Fórum Econômico Mundial, após anos perdendo terreno para outros países.
Essa situação precária é um entrave para o escoamento da safra e para o progresso nacional, principalmente na região norte e nordeste do país, por isso é necessário que Governo Federal faça investimentos árduos em infraestrutura, restabeleça a credibilidade do Brasil no mercado internacional e também promova uma integração dos modais para tornar mais racional e produtiva a matriz de transporte.
Neste ano, com a retomada do crescimento econômico a atividade de transporte deve crescer substancialmente podendo provocar um gargalo logístico ainda maior se tais investimentos não forem feitos o mais rápido possível.
O SETCESP acredita que é por meio dessas iniciativas que o Brasil poderá reverter o atual quadro da má qualidade da malha rodoviária nacional e da infraestrutura de transporte e de logística, impulsionando a tão desejada rota do crescimento socioeconômico.
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