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03 de Novembro de 2017 – 02h30 horas / SETCESP

O SETCESP é membro da Câmara Temática de Transporte Metropolitano de Cargas (CTTMC) junto com a Prefeitura e com os 39 municípios da região metropolitana de São Paulo. O principal objetivo da Câmara, que foi criada em setembro deste ano, é melhorar a distribuição e abastecimento das cidades da GRMSP, que através da padronização das regulamentações, busca facilitar o trânsito de veículos de carga por todos os municípios integrantes, sem que haja divergências nas restrições encontradas em cada cidade.

 

Como todos sabem, as restrições aos veículos de carga são comuns em muitas cidades, mas na grande São Paulo existe uma dificuldade a mais, os municípios estão próximos ou até ‘emendados’ e por isso é normal que o transportador transite entre um e outro no mesmo dia. Para saber onde pode ou não pode circular ele precisa se informar nas prefeituras e decorar as restrições para fazer um roteiro, o que acaba muitas vezes onerando o setor.

 

Antes de chegar à citada Câmara, as discussões sobre as restrições se iniciaram no Grupo do Fórum de Secretários de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana no qual o SETCESP apresentou o Caderno Técnico de Restrições de Circulação de Veículos de Carga na GRMSP, estudo realizado pelo IPTC – Instituto Paulista do Transporte em parceria com a entidade que mapeou todos os tipos de restrições ao transporte de carga em 26 municípios da GRMSP e que está servindo como base técnica para as reuniões tanto do Grupo como da Câmara que agora dá continuidade ao trabalho.

 

Dentro de todos os pontos discutidos no projeto caberá a cada município, considerando as suas especificidades, adequar suas regulamentações de acordo com as decisões tomadas pelo grupo de trabalho visando apoiar o crescimento da economia, aumentar a geração de empregos,  diminuir os efeitos nocivos ao meio ambiente e a qualidade de vida da população, reduzir os custos logísticos de distribuição e melhorar a mobilidade urbana.

 

Nessa primeira etapa de trabalho seis propostas foram apresentadas e contemplam: a restrição horária de circulação de caminhões; a padronização das medidas do Veículo Urbano de Carga (VUC); a circulação irrestrita para os VUC; a idade da frota; as vagas para carga e descarga e placas de regulamentação e o cadastramento e vistoria.

 

Como sugestão do Departamento Jurídico do SETCESP foi apresentada como o produto final dessa etapa a minuta de Decreto que contempla todos os temas discutidos. A previsão é que essas propostas, que irão otimizar a logística urbana de abastecimento e distribuição na região metropolitana e diminuir os problemas já conhecidos de carga e descarga em grandes centros, comecem a ser implementadas até o começo de 2018.

 

O SETCESP aguarda com otimismo essa nova conquista do setor e trabalha incansavelmente para que os transportadores que abastecem a GRMSP possam viver essa nova realidade o mais breve possível.

 


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