Compartilhe
06 de Outubro de 2017 – 03h40 horas / Automotive Business

A produção de caminhões em setembro somou 7,6 mil unidades, registrando queda de 10,5% em relação a agosto por causa do menor número de dias trabalhados em razão do feriado da Independência, mas o confronto com setembro de 2016 revela acréscimo de 56,8%. No acumulado do ano foram fabricadas 59 mil unidades, resultando em acréscimo de 27,3% sobre o mesmo período de 2016. Na comparação com o acumulado até agosto a produção avançou 4,8 pontos porcentuais.

 

Os números foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O crescimento continua contando com a ajuda das vendas ao exterior, que ainda têm espaço para aumentar: “Por causa da grande quantidade de fábricas de caminhões no Brasil, temos exportações de vários segmentos e é possível crescer, mas os maiores volumes ainda estão em caminhões semipesados e pesados”, admite o vice-presidente da Anfavea, Rogério Rezende.

 

No acumulado até setembro o Brasil exportou 21,5 mil caminhões, anotando alta de 40,9% sobre o mesmo período do ano passado. Os embarques correspondem a 36,4% dos caminhões produzidos este ano. Os modelos semipesados tiveram crescimento de quase 90% com a exportação de 7,9 mil unidades.

 

VENDAS INTERNAS: ALTA PARECE IMPROVÁVEL EM 2017

 

O mercado interno demonstra desde maio leve recuperação para a venda de caminhões. “Tivemos ajuda do agronegócio e também da mineração”, diz Rezende. No entanto, os emplacamentos no acumulado até setembro registram 35,4 mil unidades e ainda persiste uma queda de 9% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

De todos os segmentos, o único que registra alta sobre 2016 é o de pesados (12,5 mil unidades no acumulado do ano e alta de 5,8%). É verdade que o último trimestre costuma ser mais forte, mas parece pouco provável que a venda interna de veículos pesados (caminhões e ônibus) termine o ano com crescimento de 3,6%, conforme a projeção da Anfavea.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.