Compartilhe
06 de Outubro de 2017 – 03h39 horas / Canal Tech

Um levantamento da consultoria de risco Marsh, realizado junto a 700 executivos de 60 países, incluindo o Brasil, no primeiro semestre deste ano, revela as tecnologias mais presentes no mundo corporativo. A Internet das Coisas — conexão de aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte conectados à Internet — é a segunda tecnologia mais usada com presença em 48% das empresas, ficando atrás apenas da Telemática (52%) — conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações.

 

A Internet das coisas é um dos conceitos tecnológicos que mais produzem ações que impactam na vida cotidiana. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima que inciativas que envolvem esse tipo de tecnologia vão movimentar cerca de US$ 132 bilhões na economia brasileira até 2025. Saúde, cidades, indústria e rural são as áreas que mais vão receber investimentos.

 

Outras tecnologias

 

O levantamento da Marsh também destacou outros conceitos tecnológicos utilizados pelas empresas no mundo. A Fintech, novas tecnologias financeiras, tem 41% de participação e a Inteligência Artificial 28%. Confira abaixo a lista das 13 tecnologias mais usadas no mundo corporativo:

 

52% – Telemática (conjunto de tecnologias da informação e da comunicação resultante da junção entre os recursos das telecomunicações e da informática, para processamento, compressão, armazenamento e comunicação de grandes quantidades de dados).
48% – Internet das coisas (conexão de aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte conectados à Internet.
48% – Sensores (para rastrear, analisar e prever)
44% – Edifícios inteligentes
41% – Novas tecnologias financeiras (Fintech)
34% – Drones
31% – Impressão 3D
29% – Economia compartilhada
28% – Robótica
28% – Inteligência artificial
25% – Tecnologias “usáveis”
13% – Veículos autônomos
8% – Blockchain (sistema de registros que garante a segurança das operações realizadas por criptomoedas – as Bitcoins).

 

A pesquisa “Excelência na Gestão de Riscos” foi realizada pela Marsh, em parceria com a RIMS (Risk & Insurance Management Society), entidade internacional especializada em estudos sobre gestão de risco. Participaram do estudo 700 executivos da diretoria executiva e gestores de riscos de organizações de 60 países.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.