Compartilhe
30 de Março de 2017 – 03h42 horas / CNT

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) avalia que as novas concessões deverão modernizar as infraestruturas de transporte brasileiras e poderão impactar positivamente na economia do país. A nova edição do boletim Economia em Foco, publicado na quarta-feira (29), destaca que “a iniciativa privada possui grande expertise na gestão de ativos de infraestrutura de transporte” e que “as concessões não oneram o orçamento público e o aumento da participação do setor privado nos projetos contribui para o desenvolvimento de mercados privados de crédito de longo prazo no país”.

 

Em março, o governo federal leiloou quatro aeroportos (Porto Alegre/RS; Florianópoli/SC; Salvador/BA; Fortaleza/CE), o que viabilizará investimentos de R$ 6,6 bilhões durante os prazos de concessão – de 25 anos para o de Porto Alegre e de 30 anos para os outros. Além disso, também foram leiloadas duas áreas do Porto Organizado de Santarém (PA), nas quais serão investidos R$ 93,1 milhões.

 

A CNT ressalta, no entanto, que recursos públicos também são fundamentais e complementam os privados. “Boa parte dos aportes previstos no orçamento não são feitos na integralidade, e isto é uma ineficiência que precisa ser enfrentada”, diz o Economia em Foco.

 

Ainda, para a Confederação Nacional do Transporte, é preciso oferecer as condições adequadas para que os investimentos ocorram, como estabilidade macroeconômica e política e um ambiente de segurança jurídica.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.