Polícia prende 24 suspeitos de quadrilhas de roubo de carga em SP
Compartilhe
03 de Junho de 2015 – 08h23 horas / Valor Econômico

A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira 24 pessoas suspeitas de integrar quadrilhas especializadas em roubo de cargas na Grande São Paulo.


As prisões foram realizadas em Guarulhos, na Grande SP, e em bairros das zonas leste e sul da capital paulista. Entre os detidos, estão dois proprietários de desmanches de veículos e uma mulher.


Durante a operação, a polícia recuperou 16 caminhões, uma carabina, uma pistola de brinquedo, um revólver calibre 38, um equipamento bloqueador de sinal rastreador e um veículo com sirenes e luzes, simulando uma viatura.


A operação é comandada pela Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, que monitorou durante seis meses a ação de suspeitos. Na investigação, a polícia identificou 38 suspeitos de participar das quadrilhas que agiam de forma conjunta na Grande SP.


Segundo a polícia, foram expedidos 99 mandados de busca e apreensão e 38 de prisão. Além disso, os suspeitos tinham relação com criminosos no Piauí -um dos suspeitos no Estado foi identificado e já está sendo procurado.


Ao todo, 270 policiais das delegacias da região de Mogi das Cruzes participaram da operação. A polícia informou que as investigações continuam.


No dia 21 de maio, a Polícia Federal prendeu 15 pessoas na região de Campinas (a 93 km de São Paulo), sob suspeita de integrarem uma quadrilha especializada em roubo de cargas. Segundo a polícia, os criminosos roubavam alimentos – carnes, chocolates e café – de grandes fabricantes. Do começo do ano até agora, foram registrados dez roubos desse tipo de carga e um prejuízo estimado em R$ 6 milhões.


Roubo a cargas


Os roubos de carga foram um dos crimes que mais cresceram no Estado de São Paulo e na capital paulista no mês de abril, segundo dados divulgados no dia 25 de maio pela SSP (Secretaria da Segurança Pública).


Na cidade de São Paulo, a pasta registrou 463 roubos de carga no mês passado, contra os 387 registrados em abril de 2014, o que corresponde a um aumento de 19,6%. No Estado, o roubo de cargas chegou a 761 casos em abril. O número é 8,4% maior do que os 702 registrados no mesmo período do ano passado.


Os roubos a banco também aumentaram no período. Os registros saltaram de 14, em abril de 2014, para 20 no mesmo mês deste ano em todo o Estado. Já na capital paulista, o aumento foi de 4 para 12.


Os roubos em geral (excluídos os de veículos), no entanto, caíram no Estado e na capital após o aumento registrado em março.


No Estado, as queixas de roubo foram de 27.711, em abril de 2014, para 25.497 no mesmo mês neste ano, o que corresponde a uma queda de 8%. Já na cidade de São Paulo, foram de 13.909, em abril do ano passado, para 13.129 neste ano –queda de 5,6%.


Desde junho de 2013, o combate aos roubos em São Paulo tornou-se uma das prioridades do governo Geraldo Alckmin (PSDB) na área de segurança. Daquele mês até dezembro de 2014, o Estado assistiu à maior série de altas mensais de roubos desde o início da série histórica (2001).


A série de aumentos de roubo foi interrompida no início deste ano, mas esse tipo de crime tinha voltado a subir em março. Agora, caiu em abril. (Folhapress)


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.