A colheita da safra 2014/15 de soja em Mato Grosso, principal produtor brasileiro do grão, evoluiu 2,1 pontos percentuais em uma semana e chegou a 4,1% da área plantada até esta sexta-feira (16), segundo novo relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Ao todo, 8,8 milhões de hectares foram semeados e, deste universo, 363 mil hectares já percorridos pelas máquinas. Dentre as regiões, destaque para a Oeste mato-grossense, com 8,3% colhidos. Sudeste (6,4%), Centro-Sul ( 3,5%) e Médio-Norte (3,3%) aparecem em sequência.
O grão retirado do campo nesta etapa é aquele cujo plantio foi realizado ainda em setembro do ano passado. "É a soja precoce", diz Nery Ribas, gerente técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT).
Conforme Ribas, os resultados em produtividade no estado têm oscilado entre níveis que vão de baixos e altos.
"Tivemos um atraso de quase 30 dias no plantio em função da estiagem, forte seca e não tivemos condições. Isso está sendo refletido agora. O pessoal tem colhido e temos várias situações de produtividade: baixas, médias e altas, de acordo com a regularidade das chuvas", disse o gestor ao G1.
Até a última semana, quando a colheita chegava a 2% da área plantada, a Aprosoja/MT indicava produtividades em torno das 20 a 25 sacas por hectae para quem sofreu com a seca e de 55 a 58 onde as chuvas foram regulares.
voltar