Terminal portuário utiliza o WhatsApp para agilizar acesso de caminhões
Compartilhe
12 de Janeiro de 2015 – 05h07 horas / G1

Um terminal portuário em Guarujá, no litoral de São Paulo, começou a utilizar o aplicativo WhatsApp para facilitar o acesso aos caminhoneiros na área portuária.

Segundo a companhia, a implantação de gates automatizados, que incluem a leitura de um código de entrada por meio de smartphones, reduziu cerca de 81% o tempo  médio no atendimento.

O diretor de Tecnologia da Santos Brasil, Ricardo Abbruzzini Filho, diz que a empresa começou a pensar em alternativas para minimizar os problemas com as filas de caminhões para acessar os terminais em Guarujá. A primeira medida foi implantar o agendamento dos caminhões, há cerca de 8 anos, via internet. Mesmo assim, o motorista era obrigado a trazer um papel impresso com o SAV, o Sistema de Agendamento de Veículo, as informações dele e da carga. “Colocamos uma impressora no gate e ele poderia imprimir na hora o SAV. Mas isso gasta papel, tinta, não é ecológico, não estava correto”, afirma Abbruzzini.

Neste ano, com o ‘boom’ dos aplicativos para smartphones, a Santos Brasil resolveu usar um sistema de mensagem conhecido por todo mundo para ter maior comunicação com o caminhoneiro e evitar o desperdício de papel.

A transportadora cadastra no sistema da companhia os dados do caminhoneiro, do caminhão e da carga. Caso o motorista possua o WhatsApp, ele deve adicionar o telefone da Santos Brasil e conversar com um dos funcionários via mensagem. Esse funcionário irá checar as informações passadas pelo caminhoneiro para verificar se ele realmente é o motorista daquele caminhão e que levará determinada carga. Em seguida, o funcionário envia o SAV para o caminhoneiro. “A gente manda o QR code por meio do WhatsaApp, ele coloca a tela do celular no leitor digital do gate e não precisa de papel nenhum”, explica o diretor. Em seguida, o motorista recebe um ticket que mostra ao caminhoneiro onde ele deve descarregar a mercadoria. Caso a máquina não leia o código, o motorista pode imprimir o SAV no gate, como já acontecia anteriormente.

Segundo Abbruzzini, a implantação de gates automatizados diminuiu o tempo médio de atendimento ao caminhoneiro, de 5,16 minutos para 1 minuto dos veículos com carga, e de 1,45 para 30 segundos para os caminhões sem carga. “Antigamente, o cara (caminhoneiro) vinha com ficha batida na máquina de escrever. O cara do gate digitava tudo e, às vezes, vinha errado. Antigamente, ele ficava quase meia hora. Hoje é instantâneo”, conta ele. Atualmente, há 10 máquinas no gate de entrada e a companhia planeja instalar outras sete no gate de saída.

Mas, ainda não há dados sobre a utilização do WhatsApp nesse processo já que o aplicativo começou a ser utilizado pela companhia para eficiência nas operações no fim de novembro.  Além de agilizar processos, a empresa espera também diminuir os gastos com papel.

A novidade ainda não atingiu o público alvo, os caminhoneiros. Poucos motoristas tem um smartphone e sabem que a empresa está utilizando o aplicativo. Abbruzzini estima que, dos 5 mil motoristas que passam pelo terminal, somente 50 devem ter um smartphone e usam o aplicativo. O caminhoneiro Robson Rodrigues Vieira, por exemplo, chegou ao gate com o papel impresso. Ele diz que nem utiliza celular, apenas um rádio. Para ele, a novidade não irá alterar a sua rotina. “Vai no papel mesmo. Não uso celular. O rádio já cobre tudo que preciso“, disse ele.

Donizete Cardim, de 56 anos, gostou de saber que pode utilizar o aplicativo para agilizar o seu trabalho. “Não fiquei sabendo. É uma boa, diminui o tempo, seria uma beleza. Lógico que faria, tranquilo. Tecnologia é com a gente mesmo”, afirmou.

Alguns caminhoneiros não acreditam que o sistema irá ter grande adesão já que os motoristas estão acostumados a utilizarem o SAV impresso, como é o caso de Renato Nascimento, de 39 anos. Ele ficou em dúvida quanto à confiabilidade do sistema. “Eu não sei. Já tem o sistema de agendamento.  Eu acho interessante, não sabia não. É que a gente já sai com o documento do agendamento da empresa. O bom é que até economiza papel, não precisa andar com um monte de documentos”, comentou.

O diretor afirmou que a implantação do WhatsApp ainda é novidade para os motoristas. Por isso, a companhia irá divulgar a novidade às transportadores para que elas repassem a informação aos caminhoneiros. Além disso, uma equipe especializada em atendimento ao motorista já tem uma sala para monitorar qualquer tipo de problema que venha a surgir com a automatização dos gates do terminal.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.