A movimentação de cargas no Porto de Santos, no litoral paulista, caiu 3,3% entre janeiro e setembro deste ano em comparação a igual período do ano passado.
Segundo a Codesp — a Companhia Docas do Estado de São Paulo, a queda foi puxada pela redução de 5% nas exportações. As importações, por outro lado, tiveram ligeira alta de 1%.
A diminuição de 14,8% de açúcar — produto responsável pelo maior movimento do porto — e de 32,4% de milho para o exterior foi o principal motivo dessa baixa nas exportações.
No total, foram exportadas mais de 57 milhões e quatrocentas mil toneladas e importadas mais de 25 milhões e quinhentas mil toneladas de cargas.
Ainda de acordo com a Codesp, o movimento no porto não registrou uma situação ainda pior devido ao aumento de 10,3% nas cargas exportadas em contêineres, como café, calçados e eletroeletrônicos.
O Porto de Santos representa um quarto de todas as exportações e importações brasileiras.
A China foi o país que mais comprou do Brasil entre janeiro e setembro deste ano. O total de produtos comercializados para o país chegou a 43 bilhões e 900 milhões de dólares.
E o país que mais importou para o Brasil foram os Estados Unidos, com vendas totais de 44 bilhões e 700 milhões de dólares.
voltar