Compartilhe
05 de Novembro de 2014 – 04h38 horas / EBC

A movimentação de cargas no Porto de Santos, no litoral paulista, caiu 3,3% entre janeiro e setembro deste ano em comparação a igual período do ano passado.

Segundo a Codesp — a Companhia Docas do Estado de São Paulo, a queda foi puxada pela redução de 5% nas exportações. As importações, por outro lado, tiveram ligeira alta de 1%.

A diminuição de 14,8% de açúcar — produto responsável pelo maior movimento do porto — e de 32,4% de milho para o exterior foi o principal motivo dessa baixa nas exportações.

No total, foram exportadas mais de 57 milhões e quatrocentas mil toneladas e importadas mais de 25 milhões e quinhentas mil toneladas de cargas.

Ainda de acordo com a Codesp, o movimento no porto não registrou uma situação ainda pior devido ao aumento de 10,3% nas cargas exportadas em contêineres, como café, calçados e eletroeletrônicos.

O Porto de Santos representa um quarto de todas as exportações e importações brasileiras.

A China foi o país que mais comprou do Brasil entre janeiro e setembro deste ano. O total de produtos comercializados para o país chegou a 43 bilhões e 900 milhões de dólares.

E o país que mais importou para o Brasil foram os Estados Unidos, com vendas totais de 44 bilhões e 700 milhões de dólares.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.