Compartilhe
22 de Outubro de 2014 – 04h35 horas / Folhapress

A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) decidiu prorrogar o prazo para a troca de milhões de "tags" do Sem Parar, equipamento usado para pagar pedágio de modo eletrônico.
 

A troca foi definida há três anos, quando o governo decidiu adotar uma nova tecnologia nas estradas estaduais e baixou resolução estabelecendo que os "tags" antigos deveriam ser aposentados até o dia 7 de novembro de 2014.

 

Segundo a agência, porém, a STP, responsável pelo Sem Parar, "não respeitou por completo os prazos determinados pela resolução".

 

Se o prazo original fosse mantido, a maioria dos usuários de pedágio eletrônico não conseguiria passar pelas cancelas do Estado.

 

O Sem Parar teve monopólio na cobrança eletrônica por mais de uma década e tem a maior fatia de usuários.

 

DOIS "TAGS"

 

Nos últimos anos, a empresa passou a instalar duas "tags" nos veículos dos clientes, sob o argumento de que a nova tecnologia não é amplamente usada em estacionamentos de shoppings, por exemplo – que não são regulados pela Artesp.

 

Mas quem tinha só o "tag" antigo não foi chamado para efetuar a troca.

 

"Para não prejudicar os usuários que ainda utilizam 'tags' da tecnologia anterior está em fase final de negociação entre Artesp e Sem Parar um novo cronograma para substituição dos equipamentos restantes. Os usuários serão comunicados em tempo hábil para atender o novo cronograma", afirma a agência.

 

A Artesp diz que o descumprimento do prazo pela STP resultou "na instauração de procedimento administrativo para apuração das causas do descumprimento, e eventual penalização".

 

Procurada, a empresa informou que não iria se pronunciar sobre o assunto.

 

"Ressaltamos que o usuário que possui o tag antigo, de tecnologia 5,8 GHz, não terá problemas neste momento", disse a Artesp.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.