Depois de quatro anos de obras e adiamentos, o sexto ramal do Metrô de São Paulo foi aberto ao público neste dia 30/8. A Linha 15-Prata, em forma de monotrilho, inicia suas operações com o modesto trecho de 2,9 quilômetros entre as estações Vila Prudente e Oratório, na zona leste da Capital. O trajeto inaugurado dura aproximadamente quatro minutos e deverá atender 13.300 passageiros por dia.
Com a inauguração, o sistema de metrô paulista passa a contar com 78,4 quilômetros de extensão e 67 paradas.
A operação está em fase de testes. Por enquanto, o público só pode utilizar o transporte aos sábados e domingos, das 10h às 15h, com entrada gratuita. A operação comercial deverá ser iniciada em 60 dias. Cada trem da linha fornece 120 assentos, ante 264 dos da frota K e 368 da antiga frota C, sendo as duas da Linha 3-Vermelha.
O Metrô realizará campanha educativa sobre a utilização do monotrilho, com dicas de como usar o novo sistema de forma segura e adequada.
A segunda fase da Linha 15-Prata contemplará a ligação da estação Oratório a São Mateus, na zona leste de São Paulo, com extensão de 10,1 quilômetros e oito estações. O último trecho terá 11,4 quilômetros e sete estações, e ligará São Mateus e o Hospital Cidade Tiradentes, além disso, também está contemplada nesta etapa a extensão de 2,1 quilômetros da linha até o Ipiranga, conectando com a estação Ipiranga da CPTM (Linha 10-Turquesa).
Ao todo, a Linha 15-Prata terá 26,6 quilômetros de extensão, 18 estações e dois pátios de estacionamento e manobra. Com isso, será o maior trajeto de monotrilho do mundo. Está previsto o atendimento médio de 520 mil passageiros por dia. O empreendimento, pelos dados iniciais, estará completo em 2016, e custará R$ 6,4 bilhões.
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