Compartilhe
29 de Abril de 2014 – 01h54 horas / Jornal do Brasil

A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira o projeto de lei complementar (PLP) 221/12 que prevê a universalização do Supersimples, sistema tributário que unifica oito impostos em um único boleto e reduz a carga tributária em até 40% para pequenas e médias companhias.


O objetivo da extensão é que o único critério de adesão passe a ser o faturamento de até R$ 3,6 milhões anuais. Atualmente, a inclusão de empresas no programa é definida pelos ganhos e pela área de atividade do empreendimento.


Na avaliação do presidente do Sebrae, Luiz Barreto, o sistema pode ser considerado uma “minirreforma tributária”. Com a aprovação da medida, mais de 200 atividades poderão utilizar o sistema e reduzir a burocracia e os custos dos serviços, segundo o executivo.


"Esperamos um crescimento do número de formalizações. O relator do projeto, deputado Cláudio Puty, também pretende apresentar uma emenda que irá ampliar o teto de faturamento anual das micro e pequenas empresas em 20%", afirma Barreto.


O projeto que será votado também pedirá a discussão sobre a antecipação da cobrança do  Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Segundo o presidente do Sebrae, o pequeno comerciante que hoje decide comprar brinquedos e fazer estoque para vender no Dia das Crianças, em outubro, já terá que pagar agora todo o ICMS sobre itens que ele ainda nem vendeu. "Isso imobiliza capital de giro", alerta ele.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.