Fenabrave: Vendas de veículos recuam 15,2% em março ante 2013
Compartilhe
02 de Abril de 2014 – 03h52 horas / Valor Econômico

As vendas de veículos — entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus — caíram 15,2% em março, na comparação com o resultado de um ano antes, e recuaram 7,2% em relação a fevereiro. Os dados são da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de veículos. No total, 240,8 mil unidades foram licenciadas em março, o pior resultado em 13 meses. O setor não mostrava volume tão baixo desde fevereiro do ano passado, quando 235,1 mil veículos tinham sido licenciados.

Pesou no desempenho de março o feriado de Carnaval, que tirou pelo menos dois dias de vendas na primeira semana do mês. Além disso, o consumo perdeu força em virtude da recomposição do IPI. Nos dois primeiros meses do ano, os estoques de automóveis com a alíquota antiga do imposto tinham ajudado as montadoras a bater recorde de vendas. Com o fim desses estoques, houve uma diminuição do apetite dos consumidores por carros novos.

O mercado fechou o trimestre acumulando queda de 2,1%, revertendo, assim, a trajetória positiva registrada até fevereiro, quando as vendas subiram 4,6%. Nos três primeiros meses do ano, 812,8 mil veículos novos foram vendidos no país.

Colocando na conta apenas os carros de passeio e utilitários leves, as vendas do mês passado somaram 228,7 mil unidades, 14,8% a menos do que em março de 2013. Na comparação com fevereiro, a queda foi de 7%.

A Fiat liderou o mercado, com 23,5% das vendas totais. Na sequência, apareceu a General Motors (GM), com 17,7% do mercado, que tirou a segunda colocação da Volkswagen, cuja participação ficou em 16,5%.

O levantamento da Fenabrave mostra ainda que os emplacamentos de caminhões, de 9,3 mil unidades em março, ficaram 24,4% abaixo do volume de igual período de 2013. Em relação a fevereiro, o recuo foi de 10,8%.

Já o mercado de ônibus caiu 15,2% em março, comparativamente ao mesmo mês do ano passado. No total, as vendas de ônibus somaram 2,7 mil unidades, 7,1% abaixo do volume de fevereiro.

Com relação às motos, houve recuo de 9,4% nas vendas em março, comparativamente a igual período de 2013. No total, 112,2 mil motocicletas foram emplacadas no mês passado, 6,1% a menos do que em fevereiro. No primeiro trimestre, foram vendidos 365,4 mil motos, o que representa uma alta de 3,8%.

A Honda, líder desse mercado, teve 81% das vendas no mês passado. Já a Yamaha, segunda colocada, ficou com 12,2%.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.