Compartilhe
27 de Março de 2014 – 11h51 horas / G1 Vale do Paraíba e Região

Dois moradores de Jacareí (SP) resolveram protestar contra a fiscalização de trânsito da cidade nesta terça-feira (25). Eles seguraram cartazes indicando que havia um radar na Avenida Presidente Castello Branco, no bairro Rio Abaixo. Segundo o empresário Wandemberg de Andrade, de 31 anos, a ideia surgiu há duas semanas depois que ele viu um agente de trânsito "se esconder" atrás de um poste para multar motoristas. A prefeitura informou que não orienta os agentes de trânsito a tomarem essa atitude e que, em casos como esse, o motorista deve tentar identificar o servidor e procurar a administração municipal.


"Eu estava subindo a Rua Tiradentes, tinha um marronzinho na esquina, ele estava escondido atrás de um poste olhando os carros e multando. Achei estranho ele estar escondido, fiquei indignado. Só a presença do marronzinho já inibe infrações", relatou. O irmão de Wandemberg, Weberton de Andrade, de 27 anos, fazia companhia na manifestação, porque também tinha motivos para reclamar.


O motorista disse que foi multado no bairro Jardim Flórida, quando passou no sinal amarelo. "Entrei com ação, fui indeferido no primeiro recurso. Depois de quatro meses, o diretor de trânsito chamou o agente e perguntou se ele multou meu carro. Ele disse que sim e indeferiu de novo. Como ele ia lembrar depois de quatro meses? Parece que os marronzinhos aplicam a multa de forma deliberada", afirmou.


O idealizador do protesto conta ainda que está percorrendo várias ruas da cidade para alertar os motoristas. Ele acompanha a lista de vias fiscalizadas pelo radar e vai até o local. Wandemberg diz respeitar a fiscalização. "Não sou contra a lei, sou contra a forma que a multa é aplicada. O sentido da multa está sendo só a questão financeira, não tem orientação, não quer melhorar o trânsito, só quer multar. Para onde vai o dinheiro? Quais melhorias são feitas?", questionou.


Os irmãos concordam que muitas pessoas incentivam o protesto. "Todos apoiaram sem exceção, alguns motoristas param, incentivam. Acaba gerando consciência no motorista. Nosso protesto não é só por fazer, ele tem o intuito de questionar. Se o objetivo do radar é fazer cumprir a lei, a placa também vai fazer o motorista reduzir a velocidade", finalizou Wandenberg.


Outro lado


Por meio de nota, a Prefeitura de Jacareí esclarece que orienta os motoristas semanalmente sobre os locais onde o radar estático está fazendo a fiscalização. A lista é disponibilizada no site da Prefeitura. As avenidas e ruas onde há fiscalização estão autorizadas e devidamente identificadas sobre os limites de velocidade.


A Diretoria de Trânsito alerta sobre a importância de respeitar os limites das vias para garantir a segurança de motoristas e pedestres. Sobre a reclamação do agente "se esconder", a administração municipal afirma que não orienta tal prática e que os motoristas podem denunciar situações assim, identificando o servidor e indo até a prefeitura.


Sobre o questionamento do morador com relação à arrecadação, a prefeitura justifica que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, "a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito”.


A Prefeitura de Jacareí esclarece ainda que quando há dúvida sobre a infração de trânsito, o motorista deve entrar em contato com o Protocolo de Recursos de Infrações de Trânsito, que fica na prefeitura, na Praça dos Três Poderes, 122,  no centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3962-2839.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.