Guarulhos pensa no transporte de cargas em novo plano da Marginal Baquirivu
Compartilhe
04 de Novembro de 2013 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
Um dos importantes corredores do transporte de cargas na cidade de Guarulhos, a Marginal Baquirivu, via que contorna o Aeroporto de Cumbica e passa por diversos bairros da região, é um dos exemplos do cuidado da prefeitura de Guarulhos com o equilíbrio entre a importância do transporte de cargas e do transporte coletivo de passageiros.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Transportes criou na via uma faixa preferencial para ônibus, delimitando um trecho para privilegiar o escoamento de passageiros, mas, por meio do trabalho do órgão, o transporte de cargas não foi esquecido e os caminhões poderão utilizar esta mesma faixa para trafegar, já que a via é preferencial, e não exclusiva para os coletivos.
Segundo o presidente do SETCESP, Manoel Sousa Lima Jr., o transporte público de qualidade para a população é uma das chaves para a boa mobilidade urbana, mas é preciso, também, pensar no caminhão como veículo de transporte coletivo. “Com este ato, Guarulhos mostra que olha para o transporte de cargas como uma atividade importante para seu dia a dia e este exemplo precisa ser repetido por toda a Região Metropolitana de São Paulo”, comenta o presidente Manoel.
“Na criação da faixa preferencial, foi cogitado que a via ficasse exclusiva para os ônibus, gerando restrição para os caminhões, mas a decisão de manter a faixa também para o transporte de cargas atende à demanda da região, que conta com a presença de um grande número de empresas de transportes”, comenta Celso Masson, diretor Adjunto de Transporte de Máquinas e Equipamentos do SETCESP.

voltar