Transporte de cargas recua em dezembro e fecha 2025 com alta acumulada de 1,5%
Compartilhe

Segundo dados do IBGE, resultado mensal interrompe sequência de seis altas consecutivas; indicador mostra setor operando acima do nível pré-pandemia

O volume do transporte de cargas no Brasil registrou recuo de 1,6% em dezembro de 2025 na comparação com novembro, na série livre de influências sazonais. As informações fazem parte de levantamento divulgado pelo IBGE, que acompanham o desempenho do setor de transportes no país.

O resultado de dezembro interrompeu uma sequência de seis meses consecutivos de crescimento, período em que o segmento acumulou ganho de 3,1%. Com esse desempenho, o transporte de cargas passou a operar 4,4% abaixo do ponto mais alto da série histórica, registrado em julho de 2023.

Na comparação com o período pré-pandemia, o volume do transporte de cargas segue em patamar superior. Em dezembro de 2025, o setor operava 38,0% acima do nível de fevereiro de 2020, segundo os dados do IBGE.

No confronto com dezembro de 2024, sem ajuste sazonal, o transporte de cargas apresentou crescimento de 3,8%, marcando o oitavo resultado positivo consecutivo nessa base de comparação. No acumulado de 2025, o volume do transporte de cargas registrou expansão de 1,5% frente ao mesmo período de 2024.

Transporte, armazenagem e Correio

Segundo o IBGE, o grupo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio registrou queda de 3,1% em dezembro de 2025, após variações de 0,8% em outubro e -1,3% em novembro. No acumulado do ano, o grupo apresentou alta de 2,5%, enquanto o resultado dos últimos 12 meses foi de crescimento de 2,3%.

Dentro desse grupo, o transporte terrestre recuou 1,7% em dezembro, com alta de 4,5% no acumulado de 2025 e crescimento de 0,8% nos últimos 12 meses. O transporte de cargas, incluído nessa atividade, apresentou queda de 3,8% no mês, com alta acumulada de 6,9% em 2025 e crescimento de 4,5% nos últimos 12 meses.

A atividade de armazenagem, serviços auxiliares aos transportes e correio registrou recuo de 4,9% em dezembro. No acumulado de 2025, o segmento apresentou queda de 5,6%, enquanto o resultado dos últimos 12 meses apontou recuo de 1,0%.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.