A presença feminina no transporte de cargas já não é exceção: é transformação
De motoristas a gestoras, de operadoras e auxiliares de logística a empresárias, as mulheres estão conquistando espaço no transporte e redefinindo o que significa mover o Brasil sobre rodas.
Parte dessa mudança começou em agosto de 2020, quando o SETCESP encomendou uma pesquisa para compreender o perfil e os principais desafios das profissionais do setor. O estudo foi o ponto de partida para o nascimento do movimento ‘Vez & Voz – Mulheres no TRC’, lançado em 14 de outubro daquele mesmo ano, idealizado pela presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge.
Cinco anos depois, o movimento comemorou sua trajetória de conquistas. Para celebrar esse percurso, as participantes mais ativas foram convidadas para uma oficina de aromaterapia no Espaço dōTerra, em São Paulo, no dia 16 de outubro.
A oficina foi conduzida pela naturopata integrativa, Tatiane Bomtempo, que destacou a importância desse momento de autocuidado. “Trouxemos uma pausa para as mulheres do Vez & Voz, que dirigem tantas rotas todos os dias. Era hora de estacionar um pouquinho, respirar e inspirar. A natureza também pode ser combustível para o equilíbrio”, disse.
“Obrigada a todas as empresas e organizações que estão aqui conosco. Esse é um trabalho feito a muitas mãos”, disse Camila Florencio, coordenadora do movimento Vez & Voz, em tom de gratidão. “Aproveitem as experiências sensoriais que serão realizadas para se conectarem consigo mesmas”, aconselhou.
“Se o setor de transporte é essencial ao Brasil, as mulheres são essenciais ao transporte”, Eliana Costa
“O Vez & Voz nasceu para valorizar as mulheres que trabalham no setor”, contou a idealizadora. Segundo Jarrouge, o encontro, mais do que uma celebração, foi um lembrete da força coletiva que impulsiona o movimento. “Essa rota de transformação não é fácil, porque estamos lidando com cultura, o que demora para mudar. Mas temos construído um caminho sólido e consistente e a gente tem tido muitas aliadas, inclusive, algumas delas estão aqui hoje”, falou.
A coordenadora do Movimento a Voz Delas/Mercedes-Benz, Rannielly Moreira, chamou atenção para o avanço constante das mulheres e a conquista de novos espaços no mercado de trabalho. “Antes era raro ver mulheres em cargos de liderança nas frentes comerciais ou operacionais e até mesmo no volante de um caminhão, porque sempre foram áreas dominadas pelos homens”.
“Não queremos ocupar o lugar dos homens, mas trabalhar juntos, porque é dessa parceria que vêm os melhores resultados”, Olga Mendes
Para Eliana Costa, diretora adjunta do ITL – Instituto de Transporte e Logística, o movimento tem sido um agente de mudança real. “O Vez & Voz vem trazendo empoderamento feminino e inclusão das mulheres no setor, melhorando a qualidade do ambiente de trabalho no transporte, que é um setor muito masculino. Se o setor de transporte é essencial ao Brasil, as mulheres são essenciais ao transporte”, afirma.
Com mais de três décadas de experiência no setor, Olga Mendes, gerente de responsabilidade social da Patrus Transportes, também compartilhou sua visão sobre como o movimento possibilitou avanços para as profissionais mulheres.
“Quando comecei, há 31 anos, até me escondia. Hoje, sei que a mulher pode estar onde quiser e o transporte é um lugar em que temos muito a contribuir”. Ela acrescenta, “trazemos criatividade e sensibilidade, e isso soma. Não queremos ocupar o lugar dos homens, mas trabalhar juntos, porque é dessa parceria que vêm os melhores resultados”.
Rafaela Cozar, vice-presidente do Sindicamp, lembrou que a equidade de gênero é, além de justa, estratégica. “Pesquisas demonstram que empresas com maior equilíbrio entre homens e mulheres têm resultados melhores. As entidades de classe têm um papel fundamental em disseminar essa consciência entre os associados”.
“É gratificante ver o quanto evoluímos. Espero que o movimento siga crescendo, entretanto, que um dia ele se torne desnecessário, porque já teremos alcançado a tão sonhada equidade de genêro”, comentou Dandara Melo, auxiliar de responsabilidade social do Vez & Voz, expressando um desejo compartilhado por todas.
voltar






























