
No mês de agosto, a atividade cresceu 0,6% ante julho, quarto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 2,4%, informou o instituto.
O volume do transporte de cargas no país está quase 40% acima do patamar pré-pandemia, mostram os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês de agosto, a atividade cresceu 0,6% ante julho. Foi o quarto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 2,4%. O movimento é influenciado positivamente pelo bom desempenho da agricultura em 2025, segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. Nesse contexto, há aumento do transporte de insumos, como fertilizantes, e também escoamento da produção.
O patamar da atividade é 38,7% superior ao de fevereiro de 2020, mas está 4% abaixo de julho de 2023, que é o patamar recorde da série histórica da pesquisa.
O transporte de passageiros, por sua vez, subiu 0,3% em agosto, ante o mês anterior, após recuo de 2,2% em julho. Na comparação com o patamar pré-pandemia, o nível é 9,9% superior. O patamar, no entanto, está 15,6% inferior ao de fevereiro de 2014, que é o ponto mais alto da série histórica da pesquisa.
voltar