
À tarde do dia 24 foi de muito aprendizado para quem participou de um dos workshops promovidos pelo SETCESP voltados à profissionais da área Gestão de Pessoas. A intenção era que os participantes não saíssem dos treinamentos com dúvidas respeito das atualizações da NR-1 (Norma Regulamentadora 1), e nem das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) negociadas para 2025-2026. E o resultado deu certo.
Os dois workshops aconteceram simultaneamente, após o evento Fórum ‘Novo RH no Transporte’, realizado no mesmo dia, também na sede da entidade. Serviram como aprofundamento e complemento dos conteúdos debatidos durante o evento da manhã.
NR-1 é só a ponta do iceberg
Um dos whorkshops foi mentoriado pelo psicólogo organizacional, Micael Vital, que apresentou as atualizações da NR-1, expondo que essas mudanças são só a ponta do iceberg, já que o cuidado com a saúde mental e o bem-estar do colaborador, começa na cultura organizacional.
“É preciso ir além da Norma para construir na empresa um ambiente de bem-estar e produtividade”, afirmou o psicólogo. Segundo ele, profissionais satisfeitos e um bom clima organizacional são reflexos diretos da cultura já estabelecida na empresa.
“Neste workshop, fizemos uma viagem na história para entender o processo de evolução do trabalho e como ele impacta a saúde e o adoecimento das pessoas dentro das organizações. Tivemos um momento de troca, onde pensamos, construímos e debatemos sobre futuros possíveis”, disse.
A nova redação da NR-1 está valendo em caráter educativo e determina a inclusão dos riscos psicossociais no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO).
Durante o workshop, Micael apresentou um material bastante útil, o ‘Modelo de Pesquisa NR1’ – um questionário que as organizações podem aplique aos seus colaboradores, cujo resultado serve de base para o levantamento de riscos psicossociais. Clique no botão e faço o download gratuitamente.
Descomplicando a CCT
O outro workshop abordou tanto as CCTs vigentes para 2025-2026, como também destacou pontos importantes sobre a Jornada do motorista. “Esses dois assuntos são essenciais no dia a dia das transportadoras e geram muitas dúvidas”, contou Caroline Duarte, coordenadora jurídica do SETCESP, que ministrou o treinamento.
Os participantes revisaram ponto a ponto da legislação que ficou conhecida como a Lei do Motorista (Lei nº 13.103/15), que estabelece parâmetros para o exercício da profissão no Brasil, como jornada de trabalho, período de descanso, tempo de espera e direitos sociais.
Eles também foram informados sobre os benefícios previstos nas CCTs 2025-2026, reajustes salariais, dos pisos salariais das categorias de trabalho do setor de transporte e para refeições: almoço, jantar e pernoite. Além disso, aprenderam a como fazer o cálculo de proporcionalidade da PLR conforme o mês da admissão ou demissão do colaborador.
“Para isso, o departamento jurídico do SETCESP em parceria com o IPTC desenvolveu uma ferramenta que auxilia neste cálculo”, informou a coordenadora apresentando a Calculadora de PLR 2025-2026 e ensinando como usá-la na prática.
Todas as empresas associadas ao SETCESP têm acesso gratuito às ferramentas disponibilizadas no site do IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Cargas). Para utilizar, basta realizar o login na área do associado com seu usuário e senha.
voltar