ANTT moderniza Vale-Pedágio Obrigatório com leitura de placas e integração ao Free Flow
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O transporte rodoviário de cargas no Brasil deu mais um passo rumo à modernização nesta terça-feira (8/7). A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de aprovar um novo modelo operacional do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO), que traz mais fluidez, segurança e eficiência para quem move a economia pelas estradas do país. A grande novidade é a utilização da leitura automática das placas dos veículos por meio de tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), eliminando a necessidade do uso de TAGs e tornando o processo compatível com o sistema de pedágio eletrônico sem barreiras, o Free Flow.

Na prática, os caminhoneiros e as transportadoras ganham tempo e reduzem as paradas nas praças de pedágio. Com o novo modelo, o Vale-Pedágio poderá ser antecipado e registrado diretamente na placa do veículo, de forma digital, sem a necessidade de adesivos ou dispositivos adicionais. Isso significa mais fluidez nas operações, menos burocracia e maior controle para embarcadores e contratantes do transporte.

Além da agilidade, o modelo amplia as opções tecnológicas no mercado. A empresa Roadcard Instituição de Pagamento Integrado da Logística S.A. foi autorizada pela ANTT a operar o novo formato, promovendo maior concorrência e inovação no setor. A automatização do processo também facilita a fiscalização e amplia a transparência, já que o pagamento eletrônico e os registros de passagem ficam integrados e rastreáveis.

Outra vantagem importante é a integração direta com o Free Flow, o sistema de pedágio sem barreiras já implantado em algumas rodovias brasileiras. Com isso, o Vale-Pedágio será reconhecido automaticamente nas passagens pelos pórticos de pedágio eletrônico, sem necessidade de interrupção da viagem.

Próximos passos

Para que o novo modelo comece a funcionar, a fornecedora deverá apresentar à ANTT os contratos com as concessionárias das rodovias e um cronograma de implantação do sistema OCR nas praças de pedágio. Somente após essas etapas o modelo passará a operar efetivamente.

Com a aprovação da Decisão SUROC nº 389/2025, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (D.O.U), a ANTT reafirma seu compromisso com a modernização da logística brasileira, buscando soluções que reduzam barreiras, aumentem a competitividade e garantam mais eficiência ao transporte rodoviário de cargas, um setor essencial para o desenvolvimento econômico do país.


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