Jamef reduz acidentes rodoviários em 60% com tecnologia e capacitação de colaboradores
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São Paulomaio de 2025 – A Jamef, empresa referência em transporte no Brasil, registrou uma redução de cerca de 60% nos acidentes rodoviários. O resultado é fruto de um conjunto de iniciativas estratégicas voltadas à capacitação contínua dos motoristas, investimentos em tecnologias de monitoramento, apoio psicológico e ações focadas no bem-estar para criar uma cultura sólida de prevenção.

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, o Brasil registrou mais de 63 mil acidentes nas rodovias federais em 2023, com 5,6 mil mortes. Diante desse cenário, a Jamef tem intensificado seus esforços para atuar de forma preventiva, contribuindo ativamente para a redução dos índices por meio de estratégias bem definidas e foco constante em segurança.

“Unindo tecnologia, humanização e responsabilidade social, seguimos na missão de promover um trânsito seguro, consciente e humano dentro e fora das estradas. A redução nos índices de acidentes reforça não apenas a eficácia das nossas estratégias, mas também o compromisso genuíno da empresa com a vida. Para a Jamef, a segurança no transporte vai muito além da operação”, garante Ricardo Gonçalves, Diretor de Operações da Jamef.

Estratégia integrada

A empresa apostou em uma abordagem prática e conectada à realidade da estrada para garantir o engajamento dos motoristas nas capacitações. Entre as principais ações realizadas para mitigar riscos nas estradas, estão:

  • Capacitação remota dos motoristas: Os treinamentos online funcionam como um complemento aos demais treinamentos oferecidos aos motoristas, reforçando e atualizando os conteúdos já trabalhados presencialmente. Os cursos foram desenvolvidos com linguagem acessível, vídeos curtos e objetivos, sempre com foco na rotina real de operação e alinhados aos desafios enfrentados no dia a dia. Além disso, os motoristas foram envolvidos desde o início no processo, com escuta ativa de suas sugestões e dúvidas, o que tem gerado maior engajamento e retenção do conteúdo.
  • Uso estratégico da telemetria, que monitora indicadores físicos, como sinais de fadiga, e emocionais dos condutores, além de fornecer dados precisos que auxiliam na tomada de decisões, em intervenções preventivas e na personalização de treinamentos;
  • Investimentos em qualidade de vida nas filiais, com espaços de descanso climatizados, alimentação saudável, apoio emocional e ações de integração, criando um ambiente mais humano e acolhedor que garantam que os motoristas estejam em melhores condições antes de pegar a estrada.

“Reduzir acidentes é mais do que um indicador positivo, é o reflexo de uma empresa que entende que segurança começa com pessoas bem treinadas, acolhidas e monitoradas com inteligência”, afirma Gonçalves.

Impacto positivo

Mesmo com o avanço das tecnologias e das práticas de cuidado com os motoristas, é natural que exista resistência no início. O contato com mudanças pode causar estranhamento, mas a vivência mostra o impacto positivo dessas medidas. Paulo Junior, que trabalha há cinco anos na Jamef como motorista e soma 19 anos de profissão, conta:

“No começo, quando cheguei, confesso que achei tudo isso meio estranho. Tanta tecnologia, tanta regra… parecia que estavam tentando controlar a gente. Mas, com o tempo, entendi que era para o nosso bem. Hoje, vejo que essas medidas me ajudam a dirigir com mais segurança, a descansar melhor e até a evitar acidentes. O que antes parecia exagero, é, na verdade, cuidado. Me sinto valorizado e protegido”

Durante o Maio Amarelo, movimento nacional de conscientização para a redução de acidentes no trânsito, a empresa intensifica suas ações com experiências imersivas, campanhas internas e uma central disponível 24 horas para seus colaboradores. “O resultado tem sido um ambiente onde o aprendizado é valorizado, essencial para a segurança e bem-estar na estrada, e o colaborador se sente resguardado”, conclui Sérgio Povoa, diretor de Gente e Gestão da Jamef.


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