Marcio Lira combina duas paixões, tecnologia e logística. Ele é o CEO da Angel Lira, empresa de desenvolvimento de sistemas e prestação de serviços para o transporte, e conversou com a Revista SETCESP
De que forma acontece o processo de desenvolvimento de novas tecnologias na Angel Lira?
Toda e qualquer nova tecnologia na Angel Lira é acompanhada da análise antecipada de necessidades já existente nas operações do dia a dia. Seja ela uma melhoria de ferramentas ou a criação de um produto totalmente novo. A ideia é internalizada pelo nosso time de produtos, que faz a análise da viabilidade até a homologação daquele produto.
Quais são os principais riscos que vocês observam no transporte e como a empresa contribui para mitigá-los?
Há riscos à segurança e riscos tecnológicos. Os riscos à segurança são, basicamente, o roubo de cargas e os acidentes de trânsito. Para mitigar o roubo de cargas utilizamos escolta armada, vigilância eletrônica e sistemas de segurança avançados para monitoramento com aplicação de três pilares: software, pessoas e processos. Pensando na mitigação de acidentes, enxergamos a necessidade do treinamento contínuo de motoristas, políticas rigorosas de segurança e tecnologia como câmeras de bordo, bem como controle de dados, estatísticas e itens preditivos para aplicação nas operações.
Quanto aos riscos tecnológicos, para mitigá-los contamos com uma infraestrutura de TI robusta e redundâncias para estabilidade, e em caso de falha, o restabelecimento de uso de forma ágil e segura.
Como a Angel Lira diferencia suas soluções de gerenciamento de risco da concorrência?
Utilizamos softwares, pessoas e processos robustos, bem alinhados e em formato de esteira (cadeia de produção), onde cada responsável por determinada área ou demanda é especialista naquela ação, trazendo foco na tomada de decisão e execução, o que nos garante eficiência e agilidade. Tudo isso associado com IA e o machine learning, que agrega para atuação ágil e preditiva em situações de extremo risco.
Qual a importância da Inteligência Artificial para evitar sinistros e ter uma logística mais inteligente?
Os conceitos de Inteligência Artificial estão diretamente relacionados à predição, que conseguimos atingir analisando uma grande quantidade de dados, comportamentos e padrões existentes nas nossas operações. Antes mesmo de cada viagem acontecer, conseguimos entender o score de periculosidade e nível de segurança que precisamos colocar em cada uma, com o objetivo de ter sempre a melhor segurança e eficiência possível.
Quais foram os principais desafios enfrentados ao longo desses quase 25 anos de empresa?
Um dos grandes desafios foi nossa posição geográfica. Estar longe dos grandes centros onde se localizam as maiores empresas de transporte foi muito desafiador. Tivemos que nos destacar pelo serviço e inovação constante, até consolidarmos a marca e nos posicionarmos entre as maiores e melhores empresas do segmento no Brasil.
Como empresário, qual é o seu sonho?
Acredito que o propósito de uma empresa reflete o sonho do empresário: melhorar a vida das pessoas através de uma logística inteligente.
voltar