Melhor prevenir: fumaça preta é sinal de alerta
Compartilhe

Teste de Opacidade indica se a frota está dentro dos limites de emissão de poluentes e aponta se é hora de um reparo no veículo

Fumaça preta saindo do veículo é sinal de que alguma coisa não está certa. Ela aparece quando o diesel fica muito quente e não tem oxigênio suficiente para sua combustão. Uma forma para saber se a fumaça está excessiva, fora do exigido pela legislação e ainda, obter parâmetros para avaliar as condições do motor, é fazer o Teste de Opacidade.

“Se o transportador faz o Teste Opacidade, a vida útil do caminhão se torna maior, porque ele identifica mais rápido um problema. Além disso, mostra se o veículo está operando nas melhores condições”, explica Caique Neves, coordenador administrativo do SETCESP. Ele aponta que a medição constata a fumaça em excesso, e assim indica a necessidade de uma manutenção preventiva e pode evitar danos maiores, reduzindo o risco de quebras e consequentemente, de acidentes.

No SETCESP, o serviço do Teste de Opacidade é gratuito para a frota própria de empresas associadas, e para os agregados dessas empresas é cobrado apenas o laudo no valor de R$ 20,00 por veículo aferido.

Após medir a opacidade, o técnico faz um laudo de vistoria tendo como base os padrões estabelecidos pelo Decreto nº 54.487/2009, que regulamenta o controle da poluição no estado de São Paulo. A vistoria vence em 6 meses. Se o veículo não passar no teste, o responsável é orientado pelo técnico a realizar a manutenção corretiva e refazer a medição.

Já os veículos aprovados, além do laudo com a certificação, recebem também um Selo de aprovação do Programa Despoluir, que pode ser colado no para-brisa, atestando que foi alcançado o resultado mínimo exigido pela Lei.

“Nós temos um veículo e um técnico exclusivamente para atender as empresas associadas ao SETCESP. Fica muito mais fácil e rápido para realizar os agendamentos e fazer a aferição da frota”, fala o coordenador que lembra também que embarcadores e clientes podem requerer do transportador o laudo do Teste de Opacidade, já que estão cada vez mais preocupados em não relacionar sua marca com um veículo que emite fumaça em excesso.

Excesso de emissão de fumaça é infração, mas o Teste de Opacidade pode reduzir valor da multa

No Estado de São Paulo, é considerado infrator o veículo flagrado emitindo poluentes com densidade colorimétrica superior ao padrão 2 da escala de Ringelmann (escala gráfica para avaliação de densidade da fumaça emitida).

Quem fiscaliza essa norma é a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que no segundo semestre de 2024 fiscalizou 35.466 veículos movidos a diesel, com 35.021 aprovados, e 445 penalizados por emissão de fumaça acima do permitido.

Quando a Companhia autua um veículo, emite multa no valor de R$ 2.121,60. No entanto, oferece a possibilidade de as transportadoras solicitarem a redução de 70% do valor.

Para isso, é necessário ser comprovada a realização da manutenção do veículo e também um laudo do Teste de Opacidade indicando que, agora, as emissões de poluentes estão conforme os limites estabelecidos na legislação. Mas atenção, tudo deve ser feito em até 60 dias após o recebimento da multa.

Agendar o serviço no SETCESP é bem simples, o associado pode entrar em contato direto pela página do serviço no site. “Após preencher os dados necessários, ele receberá um retorno sobre data e horário com a disponibilidade do técnico”, relata Neves. O serviço é feito em parceria com a FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) por meio do Programa Despoluir do SEST SENAT.

Assim, o Teste de Opacidade não só possibilita uma maior eficiência operacional do veículo, como o atendimento aos limites de emissões veiculares, evita multas e contribui também para a melhoria da qualidade do ar de todos nós.

Fique atento!

Atenção para o técnico do SETCESP ir até a empresa, a transportadora deve se preparar para a aferição de no mínimo 16 veículos e no máximo 35. Entretanto, se ela deseja fazer a medição apenas daquele veículo autuado, também pode agendar, pelo site do SETCESP, para o serviço ser realizado nas seguintes unidades do SEST SENAT:

Vila Jaguara  – Avenida Candido Portinari, nº1 – 100.

Parque Novo Mundo – Rua Tuiuti, nº 9

Agende agora mesmo o seu Teste de Opacidade, pelo e-mail despoluir@setcesp.org.br; site ou WhatsApp (11) 26321064.  


voltar