Dia 25 de julho, é celebrado no Brasil o Dia do Motorista, uma data especial para esses profissionais que transportam cargas ou pessoas pelas estradas desse país enorme, ficando dias longe da família e, muitas vezes, abdicando de sua vida pessoal por conta desta profissão, que exige muito.
Com um olhar atento para seus colaboradores, mas especialmente para o relacionamento com os motoristas, o Grupo Mirassol, empresa especializada em logística integrada, realiza diversas ações pensando neste público. Hoje, 70% da frota da empresa está atrelada aos motoristas agregados, que participam de um clube de benefícios criado especialmente para eles.
Este programa, denominado de Star Truck, tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço do Grupo, mas principalmente para emponderar e valorizar esses agregados. Todos conseguem pontuar com as viagens que fazem, pois se estiverem dentro das conformidades de segurança, nível de serviço e manutenção do veículo, tudo vira pontuação, e são recompensados pelas boas condutas. Desta forma, eles produzem mais e dentro das normas de segurança necessárias.
O programa para os motoristas também oferece alguns benefícios como cartão de abastecimento, serviços de manutenção e de lavagem, além de diversos cursos de capacitação e desenvolvimento desses profissionais. “Nós agregados somos muito respeitados por todos os líderes do Grupo Mirassol, tenho somente coisas positivas para falar da empresa. Eles nos dão muita liberdade para trabalhar. Dentro do programa Star Truck, que é um diferencial do Grupo, eu costumo trocar minha pontuação por abastecimento do meu veículo,” elogia Sérgio Antônio Oliveira, motorista agregado da unidade de Cubatão.
Os treinamentos são oferecidos de acordo com cada especificidade de cada segmento em que o Grupo Mirassol atua e costumam ter quase 100% de aderência, pois esclarecem muitas dúvidas, desde como manusear um rastreador, passando por treinamentos de direção defensiva e boas condutas nas rodovias, até conteúdo sobre transporte de produtos perigosos, no caso dos motoristas de materiais da indústria química, por exemplo.
“Fazemos uma escuta ativa com nossos agregados, para entender as suas dores do dia a dia e buscar melhorar ou corrigir alguns processos. Deixamos esse canal aberto de contato com os motoristas com o intuito de dar cada vez mais atenção a eles, para se sentirem parte do todo, e principalmente, valorizados pelos serviços que prestam para nossa companhia,” comenta Orlando Tavares, gerente operacional, do Grupo Mirassol.
voltar