Prévia do PIB do Banco Central registra alta de 0,56%, acima das expectativas
Compartilhe

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), indicador que é considerado uma prévia de desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, subiu 0,56% em abril na comparação com março. Segundo os dados, divulgados pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira (16/6), o indicador veio acima das expectativas do mercado, que esperava um desempenho neutro ou negativo diante da queda do setor de serviços.

A alta recupera o resultado de março, em que houve recuo de 0,15%. Em relação a abril de 2022, o IBC-Br teve crescimento de 3,31%. No trimestre encerrado em abril, o indicador subiu 3,47% ante o trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, houve alta de 4,06%. Com os dados divulgados hoje, o índice acumula alta de 3,88% no ano e de 3,43% em 12 meses.

Divulgado mensalmente, o IBC-Br é considerado um termômetro da economia brasileira medida pelo PIB, que é divulgado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Os dois indicadores têm formas diferentes de cálculo e nem sempre o IBC-Br e o PIB têm resultados semelhantes. Enquanto o PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, o IBC-Br usa estimativa das áreas e também dos impostos. O indicador é usado ainda como uma das ferramentas do BC para definir a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 13,75% ao ano.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.