Ajofer: 50 anos de história e estrada
Compartilhe

Foi 1972, mas Antônio de Oliveira Ferreira, mais conhecido no setor como Toninho, sócio diretor da Ajofer, se lembra como se fosse hoje, quando ele, seu pai e seus dois tios fundaram a empresa. “O ‘A’ é de Antônio, o ‘J’ de José, ‘O’ de Oswaldo e o ‘F’ de Ferreira: A-JO-FER”, conta falando que as iniciais dos sócios deram origem ao nome da empresa.

Nesses 50 anos completados ontem (14), a transportadora que contava no início com quatro veículos passou a ter uma frota de quase 300 caminhões, empregando mais 400 colaboradores. Sua especialidade é o transporte de carga industrial, como pneus, produtos de limpeza e lubrificantes.

Logo na década de 70, a Ajofer se tornou associada ao SETCESP, já na época Toninho tinha consciência do importante papel que as entidades exercem. “É lugar em que se discute os grandes temas que atingem o setor, onde há a representatividade perante os órgãos públicos e a condução das negociações trabalhistas, e por aí vai. A nível de sindicato no Brasil, a gente sabe que o SETCESP está entre os maiores”.

Em uma conversa por telefone com a nossa equipe, ele recordou os vários momentos da Ajofer ao longo desses 50 anos de estrada. “Passamos por diversos governos, diversos planos econômicos, tempos bons e ruins”.

Perguntado como ele define o momento atual, diz que já houve tempos melhores, mas que o agora ainda está longe de ser o ruim. “O mercado atualmente, está bastante complicado, há uma pressão dos custos e a concorrência às vezes é predatória”, diz explicando que existe no mercado, aqueles que jogam o preço do frete muito abaixo.

“No segmento como um todo, ainda tem muita gente inexperiente, que não faz conta e trabalha com valores defasados, por isso, muitas empresas vão ficando pelo caminho”, acrescenta.

Mas as adversidades, segundo ele, também são passageiras, aliás como tudo no transporte. “O diferencial deste setor é que não existe uma rotina, a cada dia surge uma situação, um novo desafio a ser superado, e isso é também o que nos motiva”.

Para o sócio diretor, entre os pontos fundamentais que levaram a empresa a alcançar este meio século de existência, em um ambiente de grande volatilidade, foi o foco em manter uma boa equipe e a preocupação em investir em treinamento pessoal, para que isso fosse refletido em toda a cadeia de atendimento. Ferreira garante que o diferencial na Ajofer é a boa prestação de serviço para corresponder à expectativa do cliente.

“Hoje, o setor se profissionalizou muito, além disso surgiram as multinacionais e grandes operadores logísticos. Isso caracteriza um aprendizado para toda a cadeia de transporte, até porque quem não se atualiza vai ficando para trás”, afirma.

E para não ficar para trás, a perspectiva para os próximos 50 anos da Ajofer, é manter a assertividade do desenvolvimento comercial e abrir novas frentes de trabalho, com novos clientes.

“Imagino um futuro em que a empresa esteja cada vez mais desenvolvida, cumprindo o seu papel social e comprometida com o meio ambiente, oferecendo sempre um excelente atendimento aos seus clientes. Em resumo, é crescer sem deixar de ter os pés no chão, evoluindo e acompanhando o mercado”, deseja Toninho.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.