Para 2022, a área de Serviços pretende garantir ainda mais disponibilidade e atendimento rápido nas Casas Scania. Um dos objetivos está em aumentar a fidelização da carteira, pois a combinação de plano de manutenção e conectividade Scania propicia uma economia operacional de até 25% nos custos de reparos e de 15% com combustível. A empresa tem a expectativa de 2022 se tornar o melhor ano de Serviços da história. Atingir os resultados esperados – dentre os quais acréscimo de 29% nas vendas do Programa de Manutenção Scania (PMS) e de 27% no portfólio (carteira de planos ativos) – significa superar justamente 2021. Além disso, a rede de concessionárias terá uma expansão de mais 15 pontos de atendimentos e suas equipes estarão ao lado dos clientes no total apoio para a chegada das linhas de caminhões e ônibus Euro 6 ou Proconve P8.
Marcelo Montanha acredita no novo ano recorde em muitos indicadores. “Em 2022, as duas principais metas serão preparar a rede para a chegada da Euro 6 e superar o exercício passado, o melhor da história da marca em Serviços, possibilitando ainda mais disponibilidade, atendimento rápido nas Casas Scania e rentabilidade ao cliente”, revela o diretor de Serviços no Brasil, que tem mais objetivos em sua mesa. “Em 2022, pretendemos seguir a jornada de evolução e chegar a quase 70 mil veículos conectados, alta superior a 30%, inaugurar 15 pontos de atendimentos, continuar a padronização e digitalização da rede com novas tecnologias e elevar a participação de programas de manutenção nos veículos novos de 55% para 65%, sendo 70% deste total de planos flexíveis.”
“Vamos comemorar 65 anos de Brasil com novidades para suportar ainda mais os clientes em toda a operação. Queremos crescer na fidelização da carteira, pois nossa combinação de plano de manutenção e conectividade propicia uma economia operacional de até 25% nos custos de reparos e de 15% com combustível. Nossos serviços atingem a cada ano mais maturidade na gestão dos clientes e seguiremos capitalizando valor para eles”, afirma Montanha. Após dois anos de pandemia, o executivo atesta que o cliente faz ainda mais contas e baseado nos índices acima vê na prática a diferença de usar a concessionária e ter plano de manutenção contratado. “Os clientes estão refletindo sobre qual tipo de gestão traz a máxima disponibilidade da frota. As soluções Scania têm sido muito bem aceitas, especialmente o PMS Premium Flexível Uptime, lançado em julho, o mais completo serviço já disponibilizado no país.”
De fato, os programas de manutenção Scania vêm sendo um sucesso absoluto a cada ano. Na projeção para 2022, de aumento das vendas de PMS em 29%, o salto será de 11,6 mil para 15 mil planos. Já o portfólio (carteira de planos ativos) deverá crescer 27% e subir de 22,6 mil para 28,8 mil.
No topo dos serviços, em 2021, os Programas de Manutenção Scania Premium Flexível, que se tornaram Premium Flexível Uptime, cresceram 32% (de 3,7 mil para 4,9 mil) e representaram 21% do portfólio total. O revolucionário programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 70% do portfólio (de 15,8 mil para 23,3 mil). “O que comprova a maturidade do mercado com essa solução que aumenta a rentabilidade da operação. O cliente só paga pelo que rodou e faz a manutenção na hora certa”, salienta Montanha.
Em 2021, os Serviços Conectados chegaram à marca histórica de 54 mil veículos sendo 52 mil caminhões e 2 mil ônibus. Na comparação com 2020 (40 mil modelos), alta de 36%. O índice de veículos novos conectados está em 99% do total produzido. No mundo, a Scania já possui mais de 500 mil unidades conectadas. “Começamos esta jornada em janeiro de 2017 e chegamos a este volume expressivo em pouco tempo. Com a expectativa de chegar a quase 70 mil veículos conectados em 2022, o Brasil deverá assumir o primeiro lugar no ranking global de conectividade da Scania”, diz Montanha.
Dos 54 mil veículos ativos, 24 mil utilizam os pacotes Desempenho (o mais completo) ou o Avaliação do Motorista, ambos pagos. O volume restante é da opção Análise. “Nossos pacotes de conectividade trazem como diferencial um exclusivo modelo de acompanhamento e avaliação de motoristas, que é uma poderosa e exclusiva ferramenta para controlar e otimizar os hábitos de condução. Desta forma, se obtém significativas reduções de custos, como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do produto. Agora também usamos a conectividade para medir e aumentar a disponibilidade das frotas”, comemora o executivo.
Em relação à rede de concessionárias, a expansão já citada terá a abertura de 15 pontos de atendimento para 2022, sendo oito de Serviços Dedicados – com estrutura Scania dentro da instalação do cliente. Em 2021, foram dez novos e sete em 2020. Hoje, são 161 pontos entre filiais, matrizes, Serviços Dedicados e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. A rede está 100% digitalizada e conectada, e a certificação de padrões da marca atingiu 92%, o maior índice já obtido pela Scania no Brasil.
Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime
O Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime mantém todas as vantagens do pioneiro PMS Premium Flexível e da conectividade pelo pacote Desempenho (o mais completo) com a exclusiva Avaliação do Motorista, que entrega a pontuação individual de cada condutor e recomendações de ações de aperfeiçoamento da direção, para economizar combustível e reduzir o desgaste de componentes e pneus. Após o sucesso dos inéditos planos flexíveis (2017), a Scania lançou na Fenatran 2019 o PMS Premium Flexível, que reduz em até 25% o custo total da manutenção. Ele contempla as manutenções preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada e que influencia também diretamente na disponibilidade pois há menos paradas para manutenções.
O cliente paga apenas pela quilometragem rodada (se não rodou, não paga) e pode diminuir ainda mais o custo por quilômetro se reduzir o consumo de combustível. Gastou menos, desembolsa menos. A análise é feita por meio de uma tabela estimada de preço por km por faixa de consumo. “Fomos os primeiros a criar este modelo de sucesso, e, agora, melhoramos o que já era bom”, relembra Montanha.
A Control Tower atua na gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede Scania para que o veículo retorne à operação o mais rápido possível garantindo até 30% de redução no tempo de parada. Em razão disso, além do veículo com PMS Flexível já parar menos para manutenções, as paradas também serão ainda mais ágeis.
O primeiro passo foi criar um mapeamento e definir cercas virtuais nas áreas de cobertura das Casas Scania em todo o país. Essas geocercas identificam que o caminhão conectado do cliente PMS Premium Flexível Uptime entrou nesta região para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva e a equipe técnica da Control Tower Scania é notificada para iniciar o monitoramento e acompanhar indicadores de tempo desde o processo de recebimento do veículo, abertura e fechamento da ordem de serviço até a liberação da oficina e saída da concessionária.
O controle atua proativamente com a Casa Scania quando há qualquer risco de atraso na manutenção, com suporte técnico, diagnósticos rápidos e precisos para entregar o caminhão dentro do menor tempo possível. Por isso, o cliente não precisa ter contato com a Control Tower que atua na fábrica e suporta as Casas Scania.
Após a conclusão do atendimento, indicadores de disponibilidade são gerados para o acompanhamento da performance da manutenção. Essa gestão compartilhada mostrará frequentemente ao cliente, via relatórios, como está a frota monitorada em termos de disponibilidade mecânica ou física em relação à manutenção Scania. Por isso, a Control Tower se torna essencial para o transportador manter sua logística rentável. Estão garantidos redução de custo e aumento de receita, e de forma gratuita para quem já é premium flexível e aos futuros novos interessados.
Outra vantagem está na opção de aumento da cobertura de itens que não estão inclusos no PMS Premium Flexível. O cliente pode customizar a cobertura do plano, adicionando as manutenções preditivas, baterias ou peças de acabamento do veículo. Dessa forma, o cliente ganha tempo no atendimento e sem necessidade de aprovações destes orçamentos, laudos técnicos e serviços na oficina, usufruindo das vantagens dos preços acordados no PMS. Graças a isso, o veículo ficará menos tempo parado nas oficinas e os proprietários menos ocupados em tratar de processos administrativos.
Conectividade
O pacote Análise, que é gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho, que oferece um custo muito competitivo no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado de fábrica nos modelos desde 2016. O pacote Avaliação do Motorista sendo parte do pacote Desempenho por um custo ainda mais competitivo é uma ferramenta essencial focada no acompanhamento e gestão dos hábitos de condução.
Os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos operacionais. Os dados são disponibilizados online para a Scania e sua rede. Trata-se de um trabalho de apoio para quem usa veículos Scania, para reduzir gastos, aumentar o tempo do veículo rodando e tornar o serviço mais rentável.
Scania FIT
Os Serviços Conectados também dispõe de uma ferramenta revolucionária, que opera sob o conceito de inteligência de frotas. Por meio do Scania FIT (na tradução do inglês Ferramenta de Inteligência de Frotas), o cliente usa a conectividade para mensurar o potencial de economia dos veículos, além de avaliar a situação atual de cada um e as ações que devem ser tomadas para melhorar o consumo de combustível. O FIT funciona com base nos dados operacionais de milhares de veículos conectados da marca. Ele mensura o desempenho da frota do cliente e o compara a dados de operações similares, para avaliar o estilo de condução. São analisados cinco parâmetros: marcha lenta, inércia, condução em trecho de serra, antecipação e freadas bruscas.
Toda essa análise resulta em uma avaliação geral da frota, classificando a eficiência de A a E. De posse desses dados, e dos fatores operacionais, a Scania consegue estimar o potencial máximo de redução de consumo de combustível. Além disso, é possível indicar a redução de impacto ambiental por meio da diminuição de emissões de CO2.
Driver Services
A boa performance e a direção do motorista fazem a diferença no custo total da operação. Para auxiliar o transportador a manter seus condutores operando da forma mais econômica, segura e rentável e fazendo uso da tecnologia do veículo, a Scania oferece os serviços aos motoristas. Dados provenientes dos 54 mil veículos Scania conectados no Brasil indicam um potencial real de redução de 6% no consumo de combustível. Isso representa 110 milhões de litros de combustível por ano, que poderiam ser efetivamente economizados. Além disso, custos adicionais com a manutenção, falhas operacionais e até acidentes podem ser evitados. A Scania por meio de instrutores Master Drivers, em toda a sua rede, promove serviços aos motoristas em diferentes formatos. As opções incluem aulas teóricas e práticas e até métodos de coaching, que são empregados na construção de hábitos de condução ecônomica.
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